Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Lançamento do catálogo da exposição REMEMORAR

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Igreja de São Carlos
  • 2022-05-28 às 18:30

No âmbito do ciclo de exposições LUGARES DO SAGRADO, a Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, através da Direção Regional dos Assuntos Culturais, promove no próximo sábado, dia 28 de maio, pelas 18h30, na Igreja de São Carlos, em Angra do Heroísmo, o lançamento do catálogo da exposição REMEMORAR.

Este evento contará com a moderação de Francisco Maduro-Dias, e com o contributo de Rute Dias Gregório, docente da Universidade dos Açores e coordenadora do Serviço Diocesano dos Bens Culturais da Igreja da Diocese de Angra (Açores), a qual, após a apresentação, ministrará uma conferência dedicada ao tema: «O Inventário do Património Móvel da Diocese de Angra: um projeto em curso».

A publicação em apreço, amplamente ilustrada, pretende documentar a exposição inaugurada no passado dia 23 de abril, dedicada ao acervo patrimonial de São Carlos, incidindo não apenas nos bens móveis integrantes da mostra expositiva, mas também na dimensão imóvel da Nova Igreja de São Carlos, projeto arquitetónico da autoria de Fernando Távora e José Bernardo Távora. 

Este evento insere-se na programação paralela de dinamização da exposição REMEMORAR, a I Estação do ciclo LUGARES DO SAGRADO, que permanecerá aberta ao público na Igreja de São Carlos (Angra do Heroísmo) até ao próximo dia 24 de julho.

 

SUMÁRIO DA CONFERÊNCIA O inventário do património móvel da Diocese de Angra: um projeto em curso, por Rute Dias Gregório

 

O caráter religioso constitui um traço identitário e histórico inquestionável dos açorianos. Neste sentido, múltiplas foram e são ainda hoje as manifestações religiosas presentes no dia-à-dia desta comunidade.

Desde a plêiade considerável de festividades, procissões, romarias e rituais, aos bens móveis que materializam e manifestam a fé, aos acervos documentais que registam as memórias das vivências, existe todo um vasto conjunto patrimonial menos evidente do que o edificado imóvel de maior implantação física e espacial, mas que particularmente importa revelar e salvaguardar.

Neste sentido, o projeto de inventário do património móvel da Diocese de Angra é um projeto em curso há já mais de uma década, por iniciativa da Diocese, mas com algum apoio da sociedade civil, de organismos públicos e de instituições de saber como a Universidade dos Açores e o CHAM-Centro de Humanidades.

Com vicissitudes e dificuldades próprias vividas no tempo em que decorreu e decorre, o projeto sofreu um definitivo arranque em 2019. Entre outros desideratos, com ele propõe-se o levantamento e estudo aprofundados dos bens móveis das igrejas da Região, nas suas múltiplas formas e significados, com vista ao desenvolvimento e atualização dos conhecimentos, à salvaguarda desse mesmo património e à respetiva potencialização enquanto recurso não renovável e fonte de conhecimento inesgotável da identidade e cultura dos Açores.

Para o seu sucesso será necessário conjugar esforços, unir competências e sensibilizar a opinião pública para um trabalho moroso, com pouca visibilidade ao nível da atividade de campo, mas com uma importância fundamental para o estudo e salvaguarda destes bens e dos seus significados.

 

NOTA BIOGRÁFICA

Rute Isabel Rodrigues Dias Gregório nasceu no Uíge, Angola, em 1966.

É Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Departamento de História Filosofia e Artes da Universidade dos Açores e investigadora integrada do CHAM-Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores.

Realizou profissionalização no ensino secundário, área de História, em 1992-1993. Fez Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em 1998, com a dissertação Pero Anes do Canto: um homem e um património (1473-1556) [publicada em 2001] e a aula pública “Nas franjas da sociedade medieval: problemáticas do estudo da marginalidade na Idade Média” [publicada em 1998].

Doutorou-se em História, em 2006, com a tese “Terra e fortuna: os primórdios da humanização da ilha Terceira (1450?-1550)” [publicada em 2007]. Possui pós-graduação em Ciências Documentais e da Informação pela Universidade dos Açores (2008), tem um Master em Documentação pela Universidade de Alcalá de Henares (2011) [publicado em 2015].

Foi diretora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada entre 01.10.2011 e 01.01.2017, e diretora da Biblioteca, Museu e Arquivo da Universidade dos Açores, entre 15.02.2017 e 31.08.2018.

Exerceu, entre 01.09.2018 e 01.03.2019, em regime de substituição, funções de deputada na Assembleia Legislativa Regional dos Açores.

É atualmente Presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores e coordena o Serviço Diocesano dos Bens Culturais da Igreja – Diocese de Angra (Açores).

Os seus principais temas de investigação enquadram-se na História Económica e Social dos séculos XV e XVI, na História dos Açores (séculos XV-XVI) e na Arquivística Histórica (séculos XV-XX). Atualmente é investigadora responsável pelo projeto “Index-PRIMA – Conhecer o Património Religioso Imaterial, Móvel e Arquivístico de São Miguel” e faz parte da equipa de investigação do projeto “Arqueología y Arqueometría del expansionismo atlántico Ibérico en el Norte de África y las Islas de la Macaronesia (siglos XV-XVI): cerámica, poblamiento y comercio (CERIBAM)".

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000

Correio Eletrónico:
[email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.