Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Palestra “Um olhar sobre o infinito” | BPARLSR

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2021-11-26 às 18:00

Palestra “Um olhar sobre o infinito”, com João Miguel Tavarela

 

Data: Dia 26 de novembro

Hora: 18h00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Cientistas e estudantes

 

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, no dia 26 de novembro, pelas 18h00, a palestra “Um olhar sobre o infinito”, com João Miguel Tavarela.

Esta palestra surge no âmbito da exposição “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu”, que foi inspirada na obra “As Ilhas Desconhecidas” de Raúl Brandão.

João Miguel Tavarela, doutorado em Astrofísica, irá percorrer as nove ilhas do nosso conhecimento do Universo, acompanhando-as, sistematicamente, com a referência a nove obras literárias.

A Astrofísica é responsável por estudar o Universo através da aplicação de leis e conceitos da física, como a luminosidade, a densidade, a temperatura, entre outras. Esta torna-se uma temática

ainda mais interessante, ao ser explorada em consonância com o nosso arquipélago e verificando-se uma atribuição de diversos fenómenos do Universo às nove ilhas dos Açores, conhecidas pelos seus imensos encantos.

Inscreva-se para assistir a esta iniciativa através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected] (inscrições limitadas).

 

Biografia João Miguel Tavarela da Silva Ferreira: é professor auxiliar da Universidade dos Açores. Fez a sua formação académica entre Portugal e o Reino Unido, tendo-se doutorado em Astrofísica. 

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.