Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Conversas na Biblioteca - A Filosofia como Ecologia | BPARLSR

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2021-11-20 às 18:00

Conversas na Biblioteca

- A filosofia como Ecologia, com António de Castro Caeiro

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove “Conversas na Biblioteca” com a participação de António de Castro Caeiro, doutorado em Filosofia Antiga, no próximo dia 20 de novembro, pelas 18h00.

“A filosofia como Ecologia” é o tema desta sessão, na qual o convidado abordará o conceito de ecologia, no sentido de casa.

Segundo António de Castro Caeiro, “(…) Vivemos no mundo, mas também habitamos particular e singularmente o nosso próprio corpo (…) ganhar transparência para esta nossa situação é um dos modos como a filosofia pode pensar estruturalmente a “ecologia” neste quadro semântico. O estudo do meio, os nichos ecológicos, o mundo ambiente, a globalização, a ecologia no sentido normal do termo assenta numa base filosófica do estudo do “aí” em que existimos em conjunto, humanos e as outras espécies todas, o que é orgânico e o que não o é”. 

Autor de traduções do grego de várias obras, como “Os Fragmentos dos Diálogos e Obras Exortativas”, o Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, será o próximo convidado da iniciativa “Conversas na Biblioteca”, atividade que vem decorrendo ao longo do ano, e através da qual se pretende trazer à discussão diferentes assuntos merecedores de reflexão e de desmistificação por especialistas das mais diversas áreas.

Garanta a sua presença neste evento, até ao dia 19 de novembro, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected] (inscrições limitadas).

Biografia António de Castro Caeiro: Naceu em Lisboa, em 1966. É professor na NOVA FCSH desde 1990, membro do IFILNOVA, ensaísta e tradutor. Obteve o grau de doutor em Filosofia Antiga com a tese «A Areté como possibilidade extrema do Humano, fenomenologia da práxis em Platão e Aristóteles» (1998), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Ensina na FCSH desde 1990, dedicando-se à Filosofia Antiga e à Filosofia Contemporânea. Foi Visiting Scholar na FD de Ribeirão Preto da USP, USF (Florida) e Oriel College (Oxford). Traduziu do grego as Odes Para os Vencedores (Quetzal, 2010) e as Odes Olímpicas (Abysmo, 2017) de Píndaro. De Aristóteles, traduziu ainda Os Fragmentos dos Diálogos e Obras Exortativas (INCM, 2014), As Constituições Perdidas de Aristóteles (Abysmo, 2019), tendo publicado ainda os ensaios «São Paulo: apocalipse e conversão» (Aletheia, 2014) e um «Um Dia Não São Dias» (Abysmo, 2017). Recentemente, saiu “Reflexions on Everyday Life” (Cambridge Scholars Publishing, 2019).

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.