Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Webinars | Estratégia digital

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Todos
  • 2021-11-11 às 16:00

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), promove, nos dias 14 e 21 de outubro, e 11 de novembro, entre as 16h00 e as 17h30, a realização de um ciclo de seminários online, intitulado “Entre o digital e o presencial: Que futuro para os museus açorianos?”, através da página de Facebook da DRC (facebook.com/culturacores).

Inspirado no tema lançado pelo Conselho Internacional de Museus em Portugal (ICOM) para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2021, e com vista a refletir a transformação profunda da sociedade e, em particular, dos museus e seus profissionais, o ciclo de webinars visa igualmente debater a literacia e estratégia digital dos espaços museológicos regionais.

A terceira conferência, a 11 de novembro, sobre “Estratégia digital”, será dinamizada pelas comunicações de Gonçalo Trindade e Teresa Campos, moderadas por Sandra Garcia, na qual se propõe a definição de políticas que procurem englobar normas de preservação e de conservação digital do património cultural açoriano.

Gonçalo Trindade, licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, é, desde janeiro de 2021, responsável pela área da Transição e Transformação Digital na Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, no Governo dos Açores, tendo antes, entre 2017 e 2020, integrado a Estrutura de Missão de Modernização e Reforma da Administração Pública Regional dos Açores e, entre 2015 e 2017, coordenado o Projeto de Apoio à Melhoria da Qualidade e Proximidade dos Serviços Públicos. Entre 2011 e 2015, trabalhou na Agência para a Modernização Administrativa I.P. (AMA), Presidência do Conselho de Ministros; e, entre 2007 e 2008, foi consultor na área da governação eletrónica, simplificação administrativa, tendo coordenado o Projeto Sistema da Indústria Responsável (SIR), articulando diversas tutelas e entidades envolvidas e o Projeto Regime de Exercício da Atividade Industrial (REAI), além de ter representado Portugal na Comissão Europeia, na área de eGovernment, bem como a AMA em grupos internacionais; tendo participado no projeto EUPAN – European Public Administration Network, com vista à redução de cargas burocráticas para os cidadãos.  

Teresa Campos foi assessora do Museu Nacional do Azulejo, de 1987 a 2007, onde desempenhou funções no inventário, gestão do acervo museológico e bibliográfico, na organização de exposições e divulgação. Entre 2008 e 2012, integrou o Departamento de Património Imaterial do Instituto dos Museus e da Conservação, I.P e o Departamento de Património Imóvel, Móvel e Imaterial da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), onde desenvolveu os sistemas de informação MatrizPix, Matriz 3.0 e MatrizNet. Em 2016, concebeu o novo Matrizweb com relevo na sua aplicação na Plataforma online dos Museus da Madeira. Participou em grupos de trabalho e projetos internacionais na área da digitalização de conteúdos culturais. É autora de artigos e monografias sobre História de Arte, documentação e normalização de inventários e realiza comunicações e ações de formação sobre inventário de bens culturais móveis, informatização e normalização de terminologias. É, desde 2014, coordenadora/formadora de cursos da Rede Portuguesa de Museus (RPM). Em 2018, em coautoria com a DGPC, realizou o curso “Abordagem à Gestão de Museus”, em Cabo Verde e, em 2019, no âmbito da RPM, o curso “Museus e Desafio Digital” no Museu Carlos Machado, nos Açores.

Sandra Garcia, natural de Angra do Heroísmo, é licenciada em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Quadro da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, onde desempenhou funções de técnica superior e de chefe de divisão da Unidade de Cultura e Promoção, deputada municipal, presidente da Direção da GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional, além de coordenadora geral, em 2013, das festividades municipais Sanjoaninas. Foi deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na VI Legislatura, tendo sido membro das Comissões da Juventude e Educação. Foi chefe de redação do Jornal A União, cronista no Açoriano Oriental e no site da RTP-Açores, coautora do livro Angra, Cidade Transatlântica e comentadora no programa “Política de Saltos Altos”, no Rádio Clube de Angra. É, atualmente Subdiretora Regional da Direção Regional da Cultura, e vereadora à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. 

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.