Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Webinars | Literacia Digital

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Todos
  • 2021-10-21 às 16:00

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), promove, nos dias 14 e 21 de outubro, e 11 de novembro, entre as 16h00 e as 17h30, a realização de um ciclo de seminários online, intitulado “Entre o digital e o presencial: Que futuro para os museus açorianos?”, através da página de Facebook da DRC (facebook.com/culturacores).

Inspirado no tema lançado pelo Conselho Internacional de Museus em Portugal (ICOM) para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2021, e com vista a refletir a transformação profunda da sociedade e, em particular, dos museus e seus profissionais, o ciclo de webinars visa igualmente debater a literacia e estratégia digital dos espaços museológicos regionais.

O segundo webinar, que se realizará a 21 de outubro, com a participação de Ana Lúcia Almeida e Helena Barranha, moderada por Maria Vlachou, denominado “Literacia Digital”, pretende incidir sobre as necessidades, o potencial, os desafios e os receios da mediação digital, através de novas tecnologias, e das redes socais, na relação cultural e patrimonial do museu com o seu público.

Helena Barranha, doutorada em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, 2008, com Mestrado em Gestão do Património Cultural, pela Universidade do Algarve, é professora auxiliar no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, e Investigadora no Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, onde integra o Grupo “Museum Studies” e coordena o cluster de Arte, Museus e Culturas Digitais. Foi diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, em Lisboa, entre 2009 e 2012, investigadora responsável no projeto “unplace: um museu sem lugar” (2014-2015) e cocoordenadora do projeto colaborativo internacional “Post-Internet Cities” (2017). As suas atividades de investigação centram-se atualmente no património cultural, na arquitetura de museus de arte contemporânea e nas culturas digitais, temas sobre os quais tem realizado várias conferências e publicações, tanto em Portugal como noutros países. É membro da Associação Acesso Cultura, do ICOM-Portugal e da Europeana Network Association.

Ana Lúcia Almeida licenciou-se em Português-Inglês, na Universidade dos Açores, em 1988. Pertence ao Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade. Foi chefe de Divisão de Inovação Educativa da Direção de Serviços de Formação e Inovação, na Direção Regional de Educação, de 1994 a 1997, e responsável pela disciplina de Literatura Infantil dos Cursos de Professores de 1.º Ciclo e Educadores de Infância, da Universidade dos Açores, em 2006 e 2007. Desde 2008, que coordena o Serviço Educativo e o Gabinete de Informação do Museu de Angra do Heroísmo.  

Maria Vlachou, consultora em gestão e comunicação cultural, é membro fundador e diretora executiva da associação Acesso Cultura; autora do blogue “Musing on Culture”; gestora da página de Facebook “Museum texts/Textos em Museus”; e cogestora do blogue “Museums and Migration”. Participa atualmente no projeto europeu RESHAPE – Reflect, Share, Practice, Experiment, sendo membro do grupo “Arts and Citizenship”. Diretora de comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e responsável de comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006), foi membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Além de consultora do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e da Comissão Cultural da Marinha, colaborou com os programas “Descobrir” e “Próximo Futuro”, da Fundação Calouste Gulbenkian. Membro da ISPA – International Society for the Performing Arts, é ex-aluna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); mestre em Museologia, pela University College London (1994), com estágios realizados no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum; licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992). 

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
drac.info@azores.gov.pt
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.