Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Terceira sessão dos “Encontros Regionais Francisco Ferreira Drummond”

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Museu das Flores
  • 2021-10-16 às 21:00

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), promove, no próximo sábado, dia 16 de outubro, pelas 21h00, a realização da terceira sessão dos “Encontros Regionais Francisco Ferreira Drummond”, que decorrerá no Museu das Flores.

Decorrente de projeto financiado pelo Orçamento Participativo dos Açores em 2019, trata-se de uma iniciativa dedicada à vida e obra do historiador terceirense.

Nesse âmbito, será proferida a conferência “A História como ciência. O contributo de Francisco Ferreira Drummond”, por Avelino de Freitas de Meneses, e apresentada a edição fac-similada do primeiro livro de Drummond, com coordenação editorial de Dionísio Mendes Sousa, Memoria Historica da Capitania da Muito Notavel Villa da Praia da Victoria (1846), a cargo de António Bento Barcelos.

Avelino de Freitas de Meneses, nascido em 1958, na ilha Terceira, concluiu, na Universidade dos Açores (UAç), a licenciatura em História, tendo sido o primeiro aluno a alcançar o grau de Doutor e a nomeação como Professor Catedrático na academia açoriana. Historiador, dedica o seu estudo, de caráter local, regional e geral, às épocas moderna e contemporânea, possuindo uma bibliografia extensa. É coautor, direto ou organizador, de uma vintena de livros e autor de quase uma centena e meia de artigos em publicações da especialidade. Reitor da UAç entre 2003 e 2011, assumiu o cargo de Secretário Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, entre 2014 a 2020, tendo sido condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento.

António Bento Fraga Barcelos, nascido em Angra do Heroísmo, em 1955, licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possuindo também pós-graduação em Direito Regional. Foi professor de História e ingressou, em 1982, na então Direção Regional dos Assuntos Culturais, ocupando funções de chefe de gabinete de diversas secretarias e direções regionais, e de deputado no Parlamento Açoriano, entre 2000 e 2004. Além de vereador da autarquia angrense, assumiu a presidência da União Regional das Misericórdias dos Açores e, atualmente, é Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo. Tem publicado nos Boletins do Instituto Histórico da Ilha Terceira, do Instituto Açoriano de Cultura e do Núcleo Cultural da Horta sobre temáticas de História Institucional e Política.

A quarta e última sessão dos “Encontros Regionais Francisco Ferreira Drummond” realizar-se-á no dia 29 de outubro, às 21h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, em São Miguel.

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
drac.info@azores.gov.pt

Ilha: Flores
Concelho: Santa Cruz das Flores
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.