Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Doação de Carlos Enes à BPARLSR

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2021-06-16 até 2021-09-30

Doação de Carlos Enes à BPARLSR

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro recebeu, no dia 16 de junho de 2021, uma doação por parte do historiador Carlos Enes, constituída por mais de mil volumes.

As obras doadas faziam parte da biblioteca pessoal do autor terceirense, estando agora à guarda da instituição.

Num total de 20 caixas, a documentação entregue divide-se em mais de 1300 livros, sendo 733 sobre a temática açoriana e 608 sobre temática geral, 285 periódicos, 15 panfletos e programas antigos, e, ainda, sete capas com documentos.

Após darem entrada na Biblioteca, estes artigos passam por um criterioso processo, que se inicia com a sua colocação na câmara de expurgo, onde são eliminados quaisquer vestígios biológicos. Após esse período, é feita uma higienização e um tratamento documental, sendo posteriormente registados e catalogados, e, por fim, colocados nos depósitos. Quando todo este processo estiver concluído, a obra doada fica disponível para consulta.

As doações de objetos ou documentos pessoais, familiares, de empresas ou instituições, podem ser feitas por qualquer cidadão que deseje preservar o seu património, à semelhança do que foi feito por Carlos Enes.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.