Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


BPARPD | Encontro com o escritor Alexandre Parafita

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2021-11-25

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, enquanto espaço dinâmico de encontros de prazer com o livro, irá proporcionar o Encontro com o Escritor Alexandre Parafita, no dia 25 de novembro de 2020.

O encontro constitui uma oportunidade de convívio com o autor, e de dar a conhecer o escritor e as suas obras ao público infantojuvenil.

A iniciativa configura-se como um momento de abertura da biblioteca à comunidade envolvente e às suas escolas, com o fim de contribuir para a promoção do livro e da leitura.

A atividade destina-se aos alunos dos 1º e 2º ciclos, e decorrerá em duas sessões com início às 10h00 para o 1º ciclo, e às 14h30 para o 2º ciclo, cuja participação terá de ser precedida de marcação até ao dia 27 de outubro, pelos grupos interessados em comparecer na sessão.

Cada sessão comporta no máximo 75 participantes, com o devido distanciamento de segurança e de acordo com as orientações estabelecidas para o espaço de auditório.

Para que o convívio envolva uma dinâmica de diálogo e confraternização entre professores, alunos e o autor, sugere-se que os professores interessados em participar com as suas turmas na sessão, deem a conhecer aos alunos a biografia e algumas das obras do autor, para que durante o encontro tenham a oportunidade de colocar as suas questões, dúvidas e interesses em conhecer a obra e o escritor Alexandre Parafita.

Nota biográfica

Alexandre Parafita é natural de Sabrosa (Trás-os-Montes). Doutor em Cultura Portuguesa (na área do Património Cultural Imaterial) e mestre em Ciências da Comunicação (especialidade de Antropologia da Comunicação), é docente do ensino superior, escritor, etnógrafo e jornalista. Publicou mais de meia centena de livros, em domínios multidisciplinares, desde os estudos do património cultural, antropologia e etnografia, à ficção, poesia e literatura infantojuvenil. Grande parte da sua obra faz parte do Plano Nacional de Leitura (PNL), integra manuais escolares de vários níveis de ensino e é bibliografia obrigatória em cursos universitários.

 

CORONAVÍRUS (COVID-19)

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NAS SESSÕES – AUDITÓRIO

- Uso obrigatório de máscara no interior da biblioteca

- Uso de solução à base de álcool e medição da temperatura obrigatórias à entrada da biblioteca

- Proibido o aglomerado de pessoas no Hall da Entrada

- Ocupação dos lugares previamente marcados e desencontrados

- A entrada no Auditório deve ser realizada por turma (respeitando o distanciamento de segurança), e com a orientação de um técnico da biblioteca para a ocupação dos lugares.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio s/n
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305 040
Fax: 296 281 216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://bparpd.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.