Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Palestra “O Colégio de S. Francisco Xavier da Horta: uma leitura integrada do edifício”

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
  • 2021-09-17 às 18:30

Nota Informativa

Palestra “O Colégio de S. Francisco Xavier da Horta: uma leitura integrada do edifício” na Biblioteca Pública da Horta

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça irá realizar a palestra “O Colégio de S. Francisco Xavier da Horta: uma leitura integrada do edifício” com o Prof. Doutor João Caldas e a Doutoranda Inês de Gato Pinho, que irá decorrer no Auditório desta instituição no dia 17 de setembro às 18:30h.

Inês Gato de Pinho é licenciada em Arquitetura (UM 2004) e mestre no mesmo domínio com especialização em Reabilitação Urbana e Arquitetónica (ISCTE-IUL 2012). É doutoranda em Arquitetura no Instituto Superior Técnico/Universidade de Lisboa. Estagiou na Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e na Câmara Municipal de Setúbal. Colaborou com o atelier Soraya Genin – Arquitetura e Restauro onde desenvolveu trabalhos de investigação, projeto e acompanhamento de obras de restauro e reabilitação (Moinho de Maré de Corroios, Palácio de Santos, Liceu Francês Charles LePierre, Igreja de S. Luís dos Franceses e Assembleia da República).

É membro da SIEJ (Sociedade Internacional de Estudos Jesuítas) e da SPEHC (Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção). É autora e co-autora de diversos livros e artigos relativos à História da Arquitetura Portuguesa e à Arquitetura dos edifícios da Companhia de Jesus.

Atualmente é investigadora (membro colaborador) do CiTUA – Center for inovation in Territory, Urbansim and Architecture – no Instituto Superior Técnico/Universidade de Lisboa, onde desenvolve a tese de doutoramento intitulada "Modo Nostro" e a especificidade da Arquitetura dos colégios da Companhia de Jesus da Província Portuguesa: do período filipino à expulsão dos jesuítas (1580-1759), apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/110211/2015).

 

João Vieira Caldas, licenciado em Arquitetura, Mestre em História de Arte e Doutorado em Arquitetura, dividiu a sua atividade profissional entre a prática da arquitetura, o ensino, a investigação e a crítica. Atualmente é Professor Associado do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, onde coordena o Curso de Mestrado Integrado em Arquitetura e leciona cadeiras do grupo da Teoria e História da Arquitetura.

O património construído e a história da arquitetura têm sido os seu domínios de investigação preferenciais e aqueles em que, predominantemente, tem publicado artigos e livros, comissariado exposições e orientado teses de mestrado e de doutoramento. De entre os seus trabalhos realizados sobre os Açores destacam-se a participação no levantamento da Arquitetura Popular dos Açores, cujas edições coordenou (2000 e 2007), a participação como consultor no Inventário do Património Imóvel dos Açores (1998-2014), de cujas edições foi revisor científico, e a co-coordenação científica da História da Arte nos Açores (c.1427-2000), onde é autor de dois capítulos sobre arquitetura religiosa (2018).

Devido às medidas de segurança COVID 19, as entradas serão livres, mas condicionadas ao levantamento prévio do respetivo ingresso até ao dia 17 de setembro às 17:00h, na receção da BPARJJG.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt .

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua Walter Bensaúde, 14
9900-142 Horta

Telefone: 292 202550
Fax: 292 391344

Ilha: Faial
Concelho: Horta
Sítio: https://bparjjg.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.