Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição de Pintura de Henning Von Gierke

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu de Santa Maria - Núcleo de Vila do Porto
  • 2021-06-25 até 2021-09-25

Henning von Gierke é um pintor alemão, cenógrafo, designer de produção e diretor de arte. Colaborou com o realizador Werner Herzog em vários projetos e com outros diretores de cinema, teatro e ópera. Gierke é mais notável como pintor. Realizou cerca de cinquenta exposições individuais e participações em Feiras de Arte, na Europa, EUA e Japão desde 1970.

O “realismo encenado” de Gierke, a suas imagens, a coloração subtil e seu conteúdo ocidental mitológico, fazem deste pintor um representante da pintura realista do século XXI. O “novo” Realismo insistia na imitação precisa de perceções visuais sem alteração. A temática também é diferente, os artistas limitam-se aos fatos do mundo moderno à medida que os experimentam pessoalmente; somente o que podem ver ou tocar é considerado real. Deuses, deusas e heróis da antiguidade estavam “fora”. Camponeses e a classe trabalhadora urbana estavam “dentro”. Em tudo, de cor ao tema, o Realismo trazia para a arte uma sensação de sobriedade silenciosa.

Gierke colaborou com Werner Herzog em sete filmes e várias óperas. Foi designer de produção durante o Enigma de Kaspar Hauser, Nosferatu the Vampyre e Fitzcarraldo. Como decorador de cenários, trabalhou em Heart of Glass e Woyzeck, como cenógrafo em óperas: Lohengrin e Joana d'Arc e como figurinista no filme A transformação do mundo em música. Gierke tirou outras fotografias do set de Stroszek. Ele apareceu duas vezes no filme de Herzog, A transformação do mundo em música, como ele mesmo, e na realização da ópera Joana d'Arc.

Von Gierke ganhou o Film Award em ouro por O enigma de Kaspar Hauser durante o German Film Awards e o Silver Bear por uma conquista extraordinária de Nosferatu, no 29º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2010.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Sta. Maria - Núcleo de Vila do Porto
Rua Frei Gonçalo Velho
9580 - 531 - Vila do Porto
Telefone: 296 884844

Ilha: Santa Maria
Concelho: Vila do Porto
Sítio: http://www.museu-santamaria.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.