Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


CulturAçores – Revista de Cultura n.º 11

  • Literatura/Literature
  • Loja da Cultura de Angra do Heroísmo
  • 2020-07-22 até 2020-12-31

CulturAçores – Revista de Cultura n.º 11 celebra o maestro Francisco de Lacerda

 

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura (DRC), publica a mais recente edição da CulturAçores – Revista de Cultura assinala os 150 anos do nascimento do maestro açoriano Francisco de Lacerda.

O projeto editorial DRC enaltece e festeja, na sua 11.ª edição, a maestria do músico natural da ilha de São Jorge que percorreu os principais palcos internacionais, e ao lado dos maiores artistas do seu tempo, redescobrindo, assim, esta figura maior da cultura insular.

Reflexo das iniciativas dinamizadas pela tutela açoriana da Cultura, a publicação dá igualmente a conhecer a Casa do Tempo, nova estrutura física do Ecomuseu do Corvo que investe na valorização do património local com intervenção comunitária na mais pequena parcela de território português.

Outra chamada à capa da CulturAçores – Revista de Cultura n.º 11 está na disponibilização online, no portal oficial da DRC (em www.culturacores.azores.gov.pt), de um importante espólio sonoro relativo às tradições etnográficas e etnológicas dos Açores, recolhido há meio século pela investigadora norte-americana Joanne Purcell. A data foi assinalada pela DRC com a criação de uma base de dados que conserva e abre à investigação a riqueza da oralidade e da identidade das ilhas.

Ao nível das edições, a Revista aborda a nova obra sobre Natália Correia – Um Compromisso com a Humanidade. Ensaio sobre a Obra Édita e Inédita que traz à estampa manuscritos originais da incontornável escritora e poetisa açoriana, refletindo sobre a sua intransigente defesa dos direitos cívicos, culturais e patrimoniais.

Outros conteúdos, além dos referidos, preenchem as páginas da CulturAçores – Revista de Cultura n.º 11 que, desde o seu lançamento em 2014, promove e divulga os projetos, as atividades e os eventos culturais de iniciativa, com apoio ou ligação aos Açores e, em particular, desenvolvidos pelos vários serviços sob tutela desta Direção Regional.

A publicação dispõe de uma página dedicada no portal Cultura Açores que pode ser consultada AQUI

De carácter semestral, e editada em formato impresso e digital, a CulturAçores – Revista de Cultura está disponível para compra ou subscrição através do portal Cultura Açores, em www.culturacores.azores.gov.pt. e aposta numa campanha de divulgação que chega a cerca de 800 entidades culturais, entre elas, todos os departamentos da administração regional, central e autárquica, a totalidade dos museus sob as respetivas tutelas; redes, organizações e associações culturais, no continente e estrangeiro; institutos e centros de arte; núcleos de documentação, bibliotecas e departamentos universitários; além entidades do setor turístico; órgãos de comunicação social; entre outros.

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
drac.info@azores.gov.pt
drac.cca@azores.gov.pt - Centro de Conhecimento dos Açores
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.