Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Vitrine de Curiosidades: Esticador de Chapéus Elétrico

  • Artes Performativas/Performing Arts
  • Museu de Angra do Heroísmo
  • 2020-07-08 até 2020-08-02 às 10:00


Vitrine de Curiosidades: Esticador de Chapéus Eléctrico
Sala Edifício de São Francisco | Memórias
Até 3 de agosto

O chapéu de feltro masculino, que a sétima arte eterniza com o nome de fedora ou borsallino, vulgariza-se a partir dos anos 20 do século passado, tornando-se uma peça indispensável do traje de sair masculino essencialmente a partir da década de 40. Com a mesma forma do também célebre Panamá, feito em palha, a sua confeção exige a modelagem e o esticamento do feltro com base
no calor, neste caso gerado por uma resistência elétrica.
Este tipo de equipamento extensivo permite a variação do tamanho, em alternativa à forma fixa do anterior bloco de madeira. Terá sido utilizado por uma das chapelarias existentes em Angra, muito provavelmente depois da
municipalização, em 1929, dos serviços de fornecimento da energia elétrica à cidade. Integra a Unidade de Gestão de Etnografia do Museu de Angra do Heroísmo.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://museu-angra.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.