Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Temporada Artística 2020 | Hans van Manen | Companhia Nacional de Bailado

  • Dança/Dance
  • Teatro Micaelense
  • 2020-01-25 às 21:30

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, em parceria com o Teatro Micaelense, promove, a 25 de janeiro de 2020, pelas 21h30, a apresentação de Adagio Hammerklavier, Short Cut e In the Future, três peças coreografadas por Hans van Manen e interpretadas pela Companhia Nacional de Bailado, no âmbito da Temporada Artística 2020.

Companhia Nacional de Bailado 
Foi criada por iniciativa do Governo de Portugal, em 1977. Ao longo das quatro décadas de existência tem apresentado obras de referência do reportório internacional, quer as incontornáveis do dito clássico, quanto as de coreógrafos como Balanchine, De Keersmaeker, Forsythe, Joos, Kylián, Limon, van Manen ou Spöerli. Paralelamente, tem apostado em encomendas geradoras de uma identidade própria, com especial destaque nos convites a autores portugueses como Armando Jorge, Fernando Duarte, Olga Roriz, Rui Lopes Graça ou Vasco Wellenkamp. Sofia Campos é a atual diretora artística da companhia.

Hans van Manen 
Estudou dança com Sonia Gaskell, Françoise Adret e Nora Kiss. A sua carreira profissional iniciou-se em 1951, no Ballet Recital de Sonia Gaskell, e, em 1952, no Ballet da Ópera da Holanda, onde coreografou o seu primeiro bailado, Feestgericht, em 1957. Após uma passagem pelos Ballets de Paris, de Roland Petit, van Manen ingressou na companhia Nederlands Dans Theater, onde trabalhou como bailarino, coreógrafo e, de 1961 a 1971, como Diretor Artístico. Seguiram-se dois anos como coreógrafo freelancer e, em 1973, Hans van Manen ocupou a posição de Coreógrafo Residente e Mestre de Bailado no Ballet Nacional da Holanda. Em 2015, tornou-se membro da Academia Holandesa para as Artes.

Programa
Adagio Hammerklavier
Adagio Hammerklavier é reconhecido mundialmente como um dos clássicos do século XX. Esta é uma peça para três pares de bailarinos, coreografada sobre a sonata para piano de Beethoven, n.º 29, opus 106. É considerado como o bailado mais lírico e académico de Hans van Manen e traduz uma visão lúcida e analítica das oscilações emocionais que ocorrem na vida comum. Ao longo da peça, os sentimentos alternam-se entre paixão e desejo não correspondido, atração e repulsa.
Coreografia Hans van Manen
Música Ludwig van Beethoven
Derde deel uit Sonate für das Hammerklavier
no. 29, opus 106
Cenografia e Figurinos Jean-Paul Vroom
Desenho de luz Jan Hofstra

Short Cut
Criada em 1999, Short Cut é uma peça para quatro bailarinos. Hans van Manen inspira-se na partitura de Jacob ter Veldhuis e tira partido das tonalidades, do ritmo e da poesia desta obra. A coreografia acompanha o ritmo da música, base desta dança que, centrando-se na forma de pas de deux, revela a sua extraordinária elasticidade.
Coreografia Hans van Manen
Musica Jacob ter Veldhuis
Slow Movement String quartet No. 3 “There must be some
way out of here” (1994); Movement 4 “Trianon de porcelain
from String quartet No. 1 ‘Versailles’” (1990) ©Donemus
Publishing BV
Cenários e Figurinos Keso Dekker
Desenho de luz Joop Caboort

In the future 
Coreografada originalmente para o Ballet Scapino de Rotterdão em 1986, In The Future é uma peça enérgica, divertida e surpreendente, criada para doze bailarinos com a música de David Byrne e figurinos de Keso Dekker.
Coreografia Hans van Manen
Música David Byrne
Music for the knee plays: In the future, Winter,
The sound of business
Cenário, Figurinos e Desenho de luz Keso Dekker

Bilheteira
Os bilhetes para este espetáculo estão já disponíveis para venda, de terça a sábado, das 14h00 às 19h00 e, no dia do espetáculo, das 16h30 às 21h30, podendo também ser adquiridos online, em https://teatromicaelense.bol.pt. A bilheteira do Teatro encerra a 21 dezembro e reabre a 2 de janeiro.

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
[email protected] - Centro de Conhecimento dos Açores

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.