Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Francisco Lacerda em viagem | Temporada Artística 2019

  • Música/Music
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
  • 2019-10-01 às 21:00

Francisco Lacerda em Viagem é o título de um recital que estabelece uma ponte entre dois lugares que influenciaram a obra de um dos mais relevantes e identitários compositores portugueses do séc XX: Francisco Lacerda. A sua obra situa-se entre as ilhas dos Açores, a casa, e Paris, a Cidade das Luzes. As suas Trovas simbolizam a Saudade e as canções francesas o Futuro. De entre os compositores franceses que o influenciaram, salientam-se Debussy, com quem se chegou a corresponder durante anos, mas também autores com quem terá privado direta ou indiretamente, como Fauré, Ravel e Poulenc.

Nascido nos Açores, Francisco Lacerda estudou no Conservatório de Lisboa. Em 1895 partiu para Paris, onde estudou no Conservatório e na Schola Cantorum (com Vincent d'Indy), tendo tido contacto com os vultos de maior destaque no seu tempo. Em 1913 regressa aos Açores, onde, durante oito anos, passa grandes temporadas numa pequena casa de veraneio, situada na minúscula Fajã da Fragueira, na costa sul da ilha de São Jorge.

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
drac.info@azores.gov.pt
drac.cca@azores.gov.pt - Centro de Conhecimento dos Açores

Ilha: Faial
Concelho: Horta
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


  • Imprimir
  • -->

    Pesquisa

       
         

    //and this too!

    Em Foco:

    A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

    Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

    A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

    A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.