Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Manuel Serpa, o Comendador do Povo

  • Comemorações/Celebrations
  • Auditório do Museu dos Baleeiros
  • 2019-08-21 às 20:00

Manuel Serpa, natural da ilha do Pico, é um museu vivo. Passou a vida inteira a promover, a afirmar, a ampliar e a mediatizar a imagem cultural e patrimonial da ilha do Pico no contexto dos Açores e do País.

Formado em teologia, exerceu funções eclesiásticas durante 12 anos, foi professor ao longo de três décadas e foi deputado na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, de 1984 até 2000.

Confessa-se um apaixonado pela ilha do Pico. Um homem comprometido com o território e a comunidade, destacando-se como um dos seus mais notáveis impulsionadores sociais e culturais.

Tem sido, ao longo da sua vida, uma espécie de dínamo da cultura local. Colaborou com inúmeras organizações, sociedades e coletividades. Apoiou centenas de eventos sociais e culturais, na sua ilha, nos Açores, no País e na Diáspora Açoriana.

Ele simboliza a cultura viva, que se opõe a uma visão estática, conservadora, académica, livresca e elitista de cultura.

É essa obra de incondicional e apaixonada relação com a ilha, a sua história, as suas memórias e as suas gentes, que queremos revisitar e celebrar a partir de Manuel Serpa. Como entidade patrimonial e museológica regional, devemos-lhe muito.

Com esta singela homenagem pública, o Museu do Pico pretende reconhecer o trabalho fraterno, solidário e humanista que desenvolveu ao longo da vida, ao serviço do progresso social e cultural da sua terra e da sua Região.

É com todo o gosto que vos convidamos a participar neste momento simbólico de homenagem a Manuel Goulart Serpa, no dia 21 de agosto, pelas 20:00h, no Auditório do Museu dos Baleeiros.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico

Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.