Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

VII Encontro Ibérico de Gestores de Património Mundial - Angra do Heroísmo

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo
  • 2019-10-28 até 2019-10-29 às 11:30

Enquadramento
O mundo atual pauta-se pela enorme rapidez com que se processam transformações a todos os níveis. O crescimento da mobilidade em todo o planeta, o avanço inexorável das novas tecnologias de informação e de comunicação, colocando tudo e todos a fazer parte de grandes redes, o crescimento dos efeitos catastróficos das alterações climáticas, os movimentos migratórios e a suas causas, conduzem a alterações significativas de paradigmas e sistemas em que nos apoiávamos para pensar o mundo. 
É nesta complexa realidade que também se situa o Património Mundial, tornando-se cada vez mais uma marca que faz catapultar sítios desconhecidos para destinos turísticos à escala do planeta, chamando assim sobre si todos os efeitos, positivos e negativos, que esse estatuto lhes trás.
Os Bens inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO deverão contribuir, na sua medida, para a sustentabilidade do nosso planeta; por outro lado deverão eles próprios garantir a sua própria sustentabilidade. Recursos com potencial extraordinário para serem o suporte de um desenvolvimento social, económico e cultural de locais, comunidades, cidades ou regiões, vêem-se confrontados com problemas de gestão gerados quando se tornam fortes focos de atração turística; ou, ao invés, não conseguem posicionar-se de modo a tornarem-se úteis para as comunidades que os habitam e que lhes dão um verdadeiro sentido.

Incrições
A participação no Encontro é gratuita, sendo necessária a inscrição, ficando sujeita à capacidade do auditório.

Público – alvo
Gestores de Bens inscritos na Lista do Património Mundial, responsáveis e decisores da administração central, regional e local, especialistas e técnicos no domínio do património cultural e áreas relacionadas, investigadores, professores, estudantes universitários, representantes de ONG, grupos da sociedade civil e cidadãos com interesse no debate sobre Património Mundial.

Formulário de inscrição
https://form.jotformeu.com/91784698758382

Organização
Direção-Geral do Património Cultural
Direção Regional da Cultura
Comissão Nacional da UNESCO

Para mais informações (Programa, Oradores) consulte o Website do encontro
http://viiencontroiberico.rf.gd/

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
drac.info@azores.gov.pt
drac.cca@azores.gov.pt - Centro de Conhecimento dos Açores

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.