Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Como os Arquivos podem melhorar a nossa vida por Pedro Penteado

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2019-06-07

Conferência - Como os arquivos podem melhorar a nossa vida,

por Pedro Penteado

 

Data: 7 de junho

Hora: 18:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Jovens e adultos

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realiza uma conferência intitulada Como os arquivos podem melhorar a nossa vida proferida por Pedro Penteado com a finalidade de assinalar o Dia Internacional dos Arquivos que este ano, por ser num domingo, será antecipada para 7 de junho. Esta conferência insere-se no âmbito da exposição A universalidade de José Agostinho que estará patente ao público até 31 de outubro.

 

Pedro Penteado é Diretor de Serviços de Arquivística e Normalização da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

No início da sua carreira esteve ligado a projetos de tratamento de fundos documentais no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, bem como à abertura do seu Serviço de Referência e aos primeiros projetos de digitalização e disponibilização de conteúdos digitais da Torre do Tombo na Internet.

Nos últimos anos, tem estado empenhado em vários projetos de renovação da política arquivística do país e da área de gestão de documentos públicos.

Neste contexto, tem coordenado tecnicamente os trabalhos para a elaboração das “Linhas orientadoras para a revisão da legislação em matéria arquivística no contexto da RCM n.º 51/2017” (“Papel zero”), bem como para a proposta de diploma que suporta o novo enquadramento legal da classificação e avaliação da informação arquivística. É o responsável técnico pelo Projeto M51-CLAV, no âmbito do SAMA, com vista à concretização da medida 107 do programa Simplex +/2017, intitulada “Arquivo digital”. Representou a DGLAB junto do Grupo da Interoperabilidade documental do CTIC no âmbito dos trabalhos para o Modelo de Dados Canónico da plataforma de interoperabilidade da Administração Pública (iAP).

Coordenou o Diagnóstico à situação arquivística do Estado, no âmbito da medida 15 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 12/2012, de 7 de fevereiro. Participou no Grupo de trabalho para a Gestão de documentos na Administração Pública, criado no âmbito da Rede Interministerial para as TIC / AMA - Agência para a Modernização Administrativa. Representou a DGLAB no grupo de trabalho da AMA no projeto piloto de interoperabilidade na Administração Pública (plataforma IAP).

É responsável pela coordenação do Programa Administração Eletrónica e Interoperabilidade Semântica (PAEIS) e pela Macroestrutura Funcional (MEF). Coordenou a Equipa de acompanhamento do Projeto de Levantamento de processos da Administração Central do Estado. Coordenou as “Orientações para a gestão de documentos de arquivo no contexto de uma reestruturação da Administração Central do Estado” (1.ª e 2.ª edição). É o responsável pela coordenação do Programa de auditorias a sistemas de arquivo da DGLAB desde 2008. Representa a DGLAB na Comissão permanente da Comissão Técnica de Normalização em Informação e Documentação (CT7) do Instituto Português da Qualidade.

Na DGLAB, tem ainda a seu cargo a área de salvaguarda de património arquivístico, onde tem desenvolvido projetos relativos a arquivos associativos e empresariais.

No setor privado, chegou a coordenar, até 2004, diversos projetos de tratamento e divulgação de arquivos da Igreja, principalmente em santuários e misericórdias.

É assistente convidado do Mestrado em Gestão e Curadoria da Informação da Universidade Nova de Lisboa (UNL). É formador na Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas - INA desde 2003. Entre outros, é investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da UNL, tendo feito parte da comissão organizadora dos encontros de Arquivos Universitários (2013), Arquivos Científicos (2014), Arquivos da Administração Pública (2015) e Curadoria Digital (2016).

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo

Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.