Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Quinteto de Carlos Alberto Moniz | Canções de Abril

  • Música/Music
  • Museu de Angra do Heroísmo - Igreja Nossa Senhora da Guia
  • 2019-03-30 às 21:00

A Direção Regional da Cultura e o Museu de Angra do Heroísmo promovem o concerto de comemoração dos 50/70 anos do Museu, com a realização de um espetáculo, que contará com a participação do Quinteto de Carlos Alberto Moniz, no dia 30 de março, pelas 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Guia.

Canções de Abril é um espetáculo de Carlos Alberto Moniz, que assenta na consciência da necessidade de manter vivos a força e o espírito revelados em Abril de 74:

“Quem tem consciência cívica e social, tem de andar perplexo com o que se passa em Portugal. Temos de estar sempre atentos. Até porque a liberdade, se não for trabalhada, dilui-se. É absorvida. A liberdade não é um ser estável, mas algo em permanente mutação.” 

Temas imortais como Trova do Vento que Passa, Canta, Canta Amigo Canta ou Livre (Não há Machado que Corte), cantam-se lado a lado com canções originais de Moniz e José Jorge Letria, como, Um Dia fez-se Abril. Para Carlos Alberto Moniz: “Não há canções inocentes. As canções, ou servem para despertar as mentes, ou para as adormecer.” Este é um espetáculo do Quinteto de Carlos Alberto Moniz, onde “a cantiga é uma arma” contra o esquecimento, a inércia e o conformismo. Pela verdade, pelo conhecimento, pela integração, pela justiça e pela Liberdade.

Carlos Alberto Moniz – Voz e Viola

Natural dos Açores, Ilha Terceira, Carlos Alberto Moniz é considerado um dos artistas mais completos do panorama musical em Portugal.

Autor e intérprete de músicas que fazem parte da memória coletiva do país, assina com regularidade os arranjos e a direção musical de composições, com poemas de Álamo Oliveira, Alberto Caeiro, Alberto Janes, Ary dos Santos, Fernando Pessoa, João C. de M. Neto, José Jorge Letria, José Luis Gordo, Natália Coreia, Ricardo Reis, Vasco Pereira da Costa, Victor Rui Dores, Vinícius de Moraes. Desde sempre tem participado em espetáculos ao vivo e como orquestrador ou como instrumentista, em discos com José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Carlos Paredes, Manuel Freire, José Jorge Letria, José Barata Moura, Grupo Outubro, Maria da Fé, José Mário Branco, Toni de Matos, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Mário Viegas, Ary dos Santos, Luís Cília, Lenita Gentil, Brigada Vítor Jara, Chico Buarque de Holanda, entre outros.

Detentor duma larga carreira televisiva, de onde o conhecemos como apresentador, produtor, compositor e consultor, na RDP – Antena 1 mantém, há 6 anos, um programa semanal intitulado “Perto do Coração”. Tem também dedicado particular atenção ao teatro, colaborando, entre outras, com companhias de teatro de revista, enquanto autor, arranjador, diretor musical e ator. São também da sua responsabilidade as bandas sonoras de várias produções para cinema e televisão.

É detentor de prémios de vários concursos, a nível de composição e orquestração. A sua versatilidade artística e humana proporciona momentos musicais de rara qualidade, quer no âmbito da música açoriana, quer da canção de texto ou da música para crianças. A comprová-lo, 50 anos de carreira dedicados a públicos de todas as idades, em Portugal e no estrangeiro.

Domingos Silva – Piano  

Pianista com formação clássica, participou em 14 programas de televisão, como Regresso ao Passado, Sons do Sol, Arca de Noé, Não se Esqueça da Escova de Dentes, entre outros. Acompanhou, como pianista, vários artistas, dos quais se destacam Luís Represas (durante dois anos) e Dulce Pontes (durante seis anos), para além de ter atuado em vários eventos. Atualmente é professor de Educação Musical no ensino oficial e participa em diversos grupos musicais.

 

Edu Miranda – Bandolim e Guitarra

É um nome incontornável da música portuguesa e brasileira, que vem de uma escola tradicional de chorinho brasileiro. Tem desenvolvido um intenso trabalho como bandolinista, violonista e produtor de diversos projetos musicais em Portugal. Edu Miranda Trio ao Vivo é o seu trabalho mais recente, onde podemos encontrar influências do fado, temas originais e chorinhos tradicionais brasileiros, num ambiente alegre e descontraído.

João Ferreira – Percussão

Natural de Angola e autodidata na música folclórica africana, em 1974 vem para Portugal, onde continua a desenvolver a sua vocação musical. Com mais de 86 CDs e DVDs, grava e colabora com inúmeros nomes da cena artística nacional e internacional, como Ennio Morricone, Andrea Bocelli, Caetano Veloso, Ivan Lins, entre outros, destacando-se também Dulce Pontes, com quem trabalhou entre 1994 e 2010, em concertos e gravações discográficas. Atualmente dedica-se ao ensino e formação musical para jovens (Toca Percussão), mantendo-se em digressão pelas mais prestigiadas salas de espetáculo e festivais de jazz e world music internacionais, e desenvolvendo ainda colaborações em concertos de João Afonso, Fausto, Monda e Rui Veloso.

 

Pedro Santos – Acordeão

Natural de Almada, iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos, no Instituto Musical Matono, com os professores Joaquim Raposo e Vitorino Matono, com quem concluiu o curso complementar de Acordeão. Obteve vários prémios em concursos nacionais e internacionais e foi convidado pela Orquestra Sinfónica do Porto para atuar num tema interpretado por Luciano Pavarotti, em 1992. Trabalhou com diversas orquestras nacionais e formou vários agrupamentos, como o Duo Damian ou o Quinteto Lusotango, e, mais recentemente, o Bayan Quartet. Colabora com os grupos de Teatro “A Cornucópia”, “O Bando” e “Novo Grupo”, bem como com Dulce Pontes, Mafalda Arnauth, Joana Amendoeira, Teresa Salgueiro, Carlos Alberto Moniz, Ben Charest, Daniel Schvetz entre outros. Para além da sua atividade como músico, também lecionou em diversas Academias de Música nacionais.

 

Programa

Coro da Primavera de José Afonso

Canção para José da Lata de Carlos Alberto Moniz e Álamo Oliveira

Fado dos Açores de Carlos Alberto Moniz e José Carlos Ary dos Santos

Canto Moço de José Afonso

Era de Noite de José Afonso

A Morte Saiu à Rua de José Afonso

Menina dos Olhos Tristes de José Afonso

Margem Esquerda de Carlos Alberto Moniz e Vasco Pereira da Costa

Por trás Daquela Janela de José Afonso

Poema dos Náufragos Tranquilos de Emanuel Félix e Carlos Alberto Moniz

Cantigas do Maio de José Afonso

No Comboio Descendente de José Afonso e Fernando Pessoa

História de um Português Qualquer de Carlos Alberto Moniz e José Fanha

Mariazinha de José Mário Branco

Venham mais Cinco de José Afonso

E um Dia fez-se Abril de Carlos Alberto Moniz e José Jorge Letria

Uns Vão Bem Outros Mal de Fausto Bordalo Dias

Não há Machado que Corte de Fr. Manuel Bernardes e Manuel Freire

Trova do Vento que Passa de António Portugal e Manuel Alegre

Canta, Canta, Amigo Canta de António Macedo

 

Entrada livre.

CONTACTOS PROMOTOR:

Direção Regional da Cultura
Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
[email protected] - Centro de Conhecimento dos Açores

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
Angra do Heroísmo

Telefone:
295 240 800
E-mail:
[email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.