Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Lançamento do Livro "Liberalismo e Municipalismo: O Caso do Extinto Concelho das Capelas na ilha de São Miguel (1839-1853)"

  • Literatura/Literature
  • Edifício Polivalente de Serviços
  • 2019-03-23 às 16:00

Será lançado no dia 23 de março às 16:00 h, o livro Liberalismo e Municipalismo: O Caso do Extinto Concelho das Capelas na ilha de São Miguel (1839-1853), de André Viveiros, uma edição Letras Lavadas, no Edifício Polivalente de Serviços (frente à Igreja Matriz das Capelas). A apresentação ficará a cargo do Cónego António Regro. 

Este estudo, resultado da tese de Doutoramento de André Manuel Pereira de Viveiros em História Insular e Atlântica (séculos XV-XX), com orientação do Professor Doutor Carlos Cordeiro, pretende ser um pequeno contributo para o conhecimento da História Local das ilhas dos Açores. Apontamento historiográfico onde se procura saber quais as razões que estiveram na base da criação do concelho das Capelas em 1839, na ilha de São Miguel, como se processou o seu o funcionamento e quais as razões ponderosas que ditaram a sua extinção em 1853. Com a chegada da Regeneração em 1851 e consequente nomeação de novo Governador Civil ocorre, primeiro, a dissolução da câmara municipal e, depois, a efetiva supressão do concelho, que até era sustentável economicamente, quando comparados os seus dados com os dos demais da ilha. No estudo, permanece a dúvida sobre o real significado da economia da laranja sobre todo o processo do efémero concelho das Capelas. 

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua da Praia dos Santos nº 10
Ponta Delgada

Telefone:
296 630 080

E-mail:
publicor@publicor.pt

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://www.publicor.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.