Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Conferência: “Arqueologia subaquática nos Açores.

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Salão Nobre do Palacete Silveira e Paulo - Direção Regional da Cultura
  • 2019-03-14 às 18:00

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove, no próximo dia 14 de março, às 18h00, no Salão Nobre do Palacete Silveira e Paulo, na rua da Conceição, Angra do Heroísmo, a realização da conferência intitulada “Arqueologia subaquática nos Açores. Realidades, estratégias e desafios”, que será proferida por Paulo Alexandre Monteiro.

A arqueologia subaquática nos Açores assumiu um caráter de vanguarda, dentro da área, tratando-se da vertente mais pioneira, na Região, e a que mais caminho desbravou, junto do público. Atualmente, a Direção Regional da Cultura mantém uma estratégia para esse património cultural subaquático, que envolve a sua promoção, enquanto produto turístico, e a sua salvaguarda, enquanto bem patrimonial, que reúne uma herança histórica comum a todas as nações que passaram pelo arquipélago, porto de escala no Atlântico. 

Essa estratégia remonta as suas origens aos trabalhos que foram efetuados, na baía de Angra do Heroísmo, durante a década de 90 do século XX. Reviver uma parte do que se passou, discutir os desafios do presente e do futuro, e confrontar a realidade insular com a do restante território português são os pontos de partida para a comunicação que Paulo Alexandre Monteiro apresentará.

Paulo Alexandre Monteiro é arqueólogo, membro da Academia da Marinha e investigador associado dos Institutos de Arqueologia e Paleociências e de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, bem como da Texas A&M University e da University of Western Australia. Começou a sua carreira, em arqueologia subaquática, em Angra do Heroísmo, no ano de 1995, onde traçou uma primeira versão da Carta Arqueológica Subaquática dos Açores. Já dirigiu trabalhos arqueológicos, um pouco por todo o país, tendo também participado em vários projetos internacionais na Austrália, nas Caraíbas, em Omã, em Moçambique e na Namíbia. Assume-se como um dos maiores defensores do combate à caça ao tesouro, especialista altamente qualificado na gestão, proteção e investigação do património arqueológico submerso. 

CONTACTOS PROMOTOR:

Direção Regional da Cultura
Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
drac.info@azores.gov.pt
drac.cca@azores.gov.pt - Centro de Conhecimento dos Açores

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.