Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Oficina | Pintura - A partir da Coleção

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2019-03-02 até 2019-03-30 às 15:00

OFICINA | PINTURA – A PARTIR DA COLEÇÃO

Todos os sábados de março

15h00-16h30

O Serviço Educativo preparou a oficina “Pintura – A partir da Coleção” que irá decorrer todos os sábados de março.

Foram selecionadas para esta atividade 5 obras da Coleção ARQUIPÉLAGO. Em cada sábado será dado destaque a uma, que será trabalhada pelos participantes, através da pintura. Vão ser apresentadas diferentes formas de conceber uma pintura, os diferentes materiais que podemos usar, despertando a atenção dos mais novos para as diferentes técnicas que podemos usar quando falamos em pintura.

PROGRAMAÇÃO

1º SESSÃO | 2 DE MARÇO

URBANO
GRANDE LIVRO D’AS FLORES E AS CINZAS #30 (DIPTICO)

Nesta primeira sessão queremos dar a conhecer diferentes técnicas e materiais utilizadas por este artista, nomeadamente o acrílico, a pasta de madeira, a terra, os elementos vegetais e o carvão. Vamos analisar a sua composição em díptico, que neste caso reforça a ideia de livro.

/

2º SESSÃO | 9 DE MARÇO

JOÃO QUEIROZ
SEM TÍTULO

Na segunda sessão a equipa do Serviço Educativo irá desafiar os mais novos a pintar com aguarela, explicando algumas das técnicas que podem ajudar o participante a expressar melhor o que quererá pintar. Vamos trabalhar a pintura rápida, que é uma das características da técnica de aguarela.

/

3º SESSÃO | 16 DE MARÇO

GIL HEITOR CORTESÃO

CAMUFLAGEM

Partindo da obra deste artista, a técnica que vamos explorar é a pintura em superfície transparente. Gil Heitor Cortesão tem vindo a desenvolver a sua pintura sob uma superfície transparente, normalmente acrílico. O desafio será para além do próprio suporte, perceber como se constrói uma imagem de trás para a frente.

/

4º SESSÃO | 23 DE MARÇO

 ANDRÉ LARANJINHA

 SEM TITULO (ANONA)

Nesta 4ª sessão a equipa do Serviço Educativo dará a conhecer aos participantes a importância de trabalhar com os materiais mais convencionais como o acrílico e a tela.

/

5º SESSÃO | 30 DE MARÇO

PEDRO BARATEIRO

SALA DE CINEMA

Na última sessão desta atividade propormos trabalhar a obra de Pedro Barateiro, e trabalhar a ideia de sobreposição de imagens. O artista parte de uma fotografia para construir uma nova imagem através da sobreposição de tinta e cor na fotografia. À semelhança deste artista, os participantes vão desenvolver pintura sob uma fotografia, escolhida pelos participantes.

Para além disso, os participantes irão criar uma pintura livre com base nas técnicas que adquiriram ao longo das 5 sessões.

 

Público – alvo | dos 6 aos 12 anos

Máx 10 participantes

Recomenda-se uso de indumentária prática

Ingresso | 3€ / sessão

Marcações | e-mail: acacinfo@azores.gov.pt ou telf.: 296 470 130

 

+info http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/programacao/oficina-pintura-a-partir-da-colecao/

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
acacinfo@azores.gov.pt



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.