Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Norberto Cruz e Luciano Lombardi – Duo de Bandolim e Guitarra | Temporada Artística 2018

  • Música/Music
  • Auditório do Museu dos Baleeiros
  • 2018-10-03 às 10:32

A Direção Regional da Cultura promove dois concertos com Norberto Cruz e Luciano Lombardi – Duo de Bandolim e Guitarra, nos dias 1 e 3 de outubro, nas ilhas Faial e Pico.

Cada concerto apresentará um programa que passa por várias épocas e compositores, numa proposta que dá a conhecer ao público as várias sonoridades que o bandolim e a guitarra clássica proporcionam, desde música original a adaptações. O duo Norberto Cruz e Luciano Lombardi traz, através destes instrumentos, o virtuosismo, o rigor de estilo e a poética musical, que levarão o público por uma viagem inesquecível através do tempo.

A par desta iniciativa, realiza-se no dia 2 de outubro, na ilha do Pico, uma formação destinada a bandolinistas.

Norberto Gonçalves da Cruz, de origem portuguesa, nasceu em Caracas, Venezuela, em 1979. Iniciou o estudo do bandolim em criança, com o avô Jorge Gonçalves e, posteriormente, com o Prof. Virgílio Caldeira. Apresentou-se pela primeira vez aos 9 anos, no programa “Sábado ao Vivo” da RTP-Madeira. Em 1999, com 19 anos, foi considerado um dos portugueses mais promissores e virtuosos no bandolim clássico, ganhando uma bolsa de estudos da RAM para estudar em Itália. Concertista conceituado no panorama do bandolim, apresentou-se como solista por toda Itália e em vários países, como Áustria, Espanha, Bulgária, Estónia, Brasil e Estados Unidos da América, colaborando com orquestras, formações de câmara e com importantes instituições sinfónicas.

Fundou, juntamente com Emanuele Buzi e Valdimiro Buzi, o “Quintetto a Plettro Giuseppe Anedda”, que no seu formato atual é um dos mais reconhecidos no panorama bandolinístico.

Desde 2008 que assume os cargos de diretor artístico e maestro da Associação de Bandolins da Madeira (ABM). Em 2009, através da Direção Regional da Cultura dos Açores e da Almasud Records da Madeira, como compositor e autor, apresentou a obra épica NGC-Novo Mundo, comissionada para o Festival Raízes do Atlântico.

Atualmente, é docente de bandolim no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira e Presidente da Associação de Bandolins da Madeira.

Luciano Lombardi nasceu em Piombino, Itália, em 1963. Foi discípulo do célebre Alirio Diaz, que o definiu como “artista y virtuoso”. Obteve o título do mais alto grau académico em guitarra pelo Conservatório de Santa Cecília de Roma e, paralelamente, obteve o grau de Doutor em Ciências Estatísticas e Económicas pela Universidade de Siena. Aperfeiçoou-se em Música para Filme com Ennio Morricone na “Accademia Chigiana” de Siena. É professor do Conservatório – Escola das Artes da Madeira. Recebeu o Prémio de Carreira “Dalla Via del Grano alle Vie del Mondo” de Eboli, pela sua atividade concertística e didática internacional.

Programa:

Domenico Scarlatti (1685-1757)

Sonata em Lá Maior K.322 – III Sonata Longo N.483

Sonata K9 Pastorale

“Allegro”

Sonata K159 La Caccia

“Allegro”

(Transcrição: Luigi Schininà Op. 46)

Antonio Vivaldi (1678-1741)

Concerto para bandolim, arcos e baixo contínuo em Dó Maior RV. 425

“Allegro”

“Largo”

“Allegro”

Concerto para bandolim, arcos e baixo contínuo em Dó Maior RV. 93

“Allegro”

“Largo”

“Allegro”

(Adaptação da parte orquestral à guitarra: Luciano Lombardi)

Niccolò Paganini (1782-1840)

Sonata I Centone di Sonate MS 112

Astor Piazzolla (1921-1992)

Ave Maria

Café 1930

Antonio Grande (1960)

Fantasia N.º 5

Jacob do Bandolim (1918-1969)

Santa Morena

Luperce Miranda (1904-1977)

Quando me lembro

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
[email protected] - Centro de Conhecimento dos Açores

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.