O Grupo Anjos promove no próximo dia 29 de Maio, no Cais da Sardinha, o debate “A Música nos Açores”, que acontece no âmbito das comemorações dos 10 anos do Grupo Anjos, através da abertura da sua primeira loja, o bar-pub Baía dos Anjos, nas Portas do Mar, em 2008, uma referência no arquipélago quanto à música ao vivo.
Esta acção pretende promover um diálogo activo e salutar entre músicos e diferentes entidades, para que se pense a música feita por açorianos na Região, em Portugal Continental e no mundo. Acredita-se também que está na altura de ouvir os músicos na primeira pessoa e escultar as suas dificuldades, anseios e ambições e de aproximar as entidades dos músicos e dessas mesmas dificuldades para que se possam ultrapassar as mesmas da melhor forma.
A iniciativa é dividida em três grandes painéis, que acabam por se fundir uns com os outros. Assim, numa primeira parte é abordada a temática “Músicas da nossa Terra”, onde se irá falar do património musical açoriano, do papel do folclore e das filarmónicas na dinamização da cultura açoriana e do ensino musical bem como dos artistas de música original. Este painel tem como oradores Ricardo Santos (músico), Luísa Bairos (Associação Cultural Rancho Folclórico de Santa Cecília da Fajã de Cima), Luís A. Bettencourt (Artista), Antero Ávila, (Maestro) e Ricardo Melo (Músico/Professor).