Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Grémio das 9 "Eugénio de Andrade: Quatro Estações", por Ana Lúcia Almeida

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Galeria do IAC
  • 2018-04-13 às 21:00

Na próxima sexta-feira, dia 13 de abril, pelas 21h00, o Instituto Açoriano de Cultura leva a cabo mais um Grémio das 9, que contará com a presença de Ana Lúcia Almeida para uma conversa em torno da obra poética de Eugénio de Andrade. Autor de uma obra poética luminosa e musical, com poemas de poucos versos, que encantou e encanta diferentes gerações de leitores.

Para Ana Lúcia Almeida, poetas são aqueles que sentem mais e dizem melhor. Há-os que ficam nossos, quando uma e outra vez nos surgem as suas palavras, definindo o que de momento nos encanta, tolhe ou atormenta e, nomeando o real, o clarificam.

Eugénio de Andrade é, desde cedo, desde muito cedo, o poeta de Ana Lúcia. Lembra-se do primeiro poema que leu dele e nunca sente o odor das frésias sem tornar sua a saudade da “Pequena Elegia de Setembro”. Do mesmo modo quando ouve os filhos rir sabe que é aquela “a pura ressonância da alegria”. É sempre com as suas palavras que ama, porque tudo nos dói quando muito se quer, e como ele acredita que “as mãos são o mais belo sinal da terra” e nada é pior do que morrer com um “coração inacabado”.

A Antologia Breve, que dá mote a este encontro, foi comprada a 1 de dezembro de 1984. Tem os cantos encarquilhados, a lombada desfiada, páginas quase soltas, porque foi lida e reencontrada dias e noites a fio, como um copo de água que alenta, refresca e sossega. Tem pontos, rabiscos, anotações, já que os poemas foram crescendo e abrindo-se à medida que quem os lia crescia também e lhes descobria outros secretos sentidos e os anotava à margem, não fossem de novo escapar-se.

Na sua Poética, Eugénio de Andrade diz que “a ambição maior do fazer poético foi sempre a mesma: Ecce Homo, parece dizer cada poema”. Ler a sua poesia é sempre o reconhecimento de uma verdade pessoal por via do cristal das palavras. Não havia como falar de outro livro.

Ana Lúcia Gonçalves Almeida nasceu em 1965, na freguesia de Santa Luzia de Angra, onde sempre viveu e do onde só se ausentou durante os cinco anos em que estudou em Ponta Delgada. Frequentou a Escola Secundária de Angra do Heroísmo e licenciou-se em Português-Inglês na Universidade dos Açores, em 1988. Pertence ao Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, onde lecionou Português e Literatura Portuguesa, durante vários anos e foi responsável pela gestão da Biblioteca. Frequentou o curso de Património Histórico-Artístico, Natural e Etnográfico para Professores do Ensino Secundário promovido em 1992 pelo Centro Nacional de Cultura. Foi chefe de Divisão de Inovação Educativa da Direção de Serviços de Formação e Inovação, na Direção Regional de Educação, de 1994 a 1997, e responsável pela disciplina de Literatura Infantil dos Cursos de Professores de 1.º Ciclo e Educadores de Infância, da Universidade dos Açores, em 2001 e 2002. Está destacada desde 2008 no Museu de Angra do Heroísmo, coordenando o Serviço Educativo e o Gabinete de Informação da instituição. É casada e mãe de dois filhos que também gostam da poesia de Eugénio de Andrade.

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.