Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Graça Costa Cabral Obras | 1982-2015

  • Exposições/Exhibitions
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2018-01-26 até 2018-04-29

GRAÇA COSTA CABRAL – OBRAS | 1982 – 2015
26 de janeiro a 29 de abril

O ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas inaugura a 26 de janeiro a exposição individual “Graça Costa Cabral – Obras | 1982-2015”, com curadoria de Manuel Costa Cabral, e que apresenta mais de 100 obras representativas da produção da artista no período entre 1982 e 2015, entre pintura e escultura.
A exposição estará patente no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas até 29 de abril, e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h.

 

NOTA BIOGRÁFICA

Graça Costa Cabral

Graça Costa Cabral (1939-2016) nasceu na ilha de São Miguel, Açores e muito nova veio para Lisboa. Estudou na Escola António Arroio e na Escola de Belas-Artes dando curso a uma actividade continuada de escultora. Foi cofundadora do Ar.Co com Manuel Costa Cabral, projecto a que dedicou toda a sua vida como professora e como membro da Direcção. Ao longo destes anos nunca abandonou o seu trabalho de escultora tendo executado um número significativo de encomendas e participado com regularidade em exposições individuais e colectivas.

Graça Costa Cabral soube aliar de forma exemplar a sua actividade de professora com a de escultora trabalhando nas oficinas do Ar.Co ao lado dos alunos e explorando as novas tecnologias e materiais que foram sendo incluídos nos programas de aprendizagem.

 Nos últimos três anos da sua vida programou a exposição apresentada em Lisboa na SNBA em Abril de 2016 reunindo peças e desenhos inéditos a par da selecção de alguns conjuntos escultóricos já mostrados anteriormente.

Dando seguimento à vontade expressa pela Graça, é com todo o gosto que se apresenta agora na sua terra natal esta exposição.

Manuel Costa Cabral

Manuel Costa Cabral

Curador

Nasceu em Lisboa em 1941 e formou-se em pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, 1963. Em 1973 foi co-fundador do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual. Em 1993 recebe o título de Honorary Fellow do Royal College of Art, Londres. Foi Director do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian de 1994 a 2011.

Enquanto consultor da Fundação Carmona e Costa a partir de 2011 foi curador de várias exposições nomeadamente na Sociedade de Belas Artes em Lisboa a exposição “Graça Costa Cabral – Escultura e Desenho 2016” e “Maria José Oliveira – 40 Anos de Trabalho” em 2017, e também organiza anualmente as “Conferências Carmona e Costa” desde 2015.

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
[email protected]



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.