Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

“Antero Hoje”

  • Colóquios/Conferências/Debates
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2017-11-07 até 2017-11-08

O Governo Regional e a Fundação Calouste Gulbenkian promovem em novembro as jornadas “Antero Hoje”, quando passam 175 anos do nascimento de Antero de Quental, poeta, filósofo, pensador, agitador político e figura maior dos Açores.

As jornadas, a 07 e 08 de novembro, na Biblioteca e Arquivo Regional de Ponta Delgada, contam com palestras de oito investigadores, “todos especialistas em temas correlacionados com Antero”.

Da região, participam António Machado Pires, “anterianista de renome” que em 1991 organizou na Universidade dos Açores o Congresso Anteriano Internacional, para assinalar o centenário da morte do poeta. A este juntam-se outros três autores dos Açores, ligados ou que já estiveram ligados àquela universidade, Urbano Bettencourt, Ana Cristina Gil e Magda Carvalho.

Do exterior vem Eduardo Lourenço, que é o principal pensador português vivo, Ana Maria Almeida Martins, maior especialista na obra de Antero de Quental, Luiz Fagundes Duarte, que ainda recentemente publicou um livro sobre temas anterianos, e Guilherme d’Oliveira Martins, que foi ministro, durante muitos anos presidente do Conselho Nacional de Cultura e uma figura importante da cultura portuguesa.

CONTACTOS PROMOTOR:

Direção Regional da Cultura
Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
drac.info@azores.gov.pt
drac.cca@azores.gov.pt - Centro de Conhecimento dos Açores

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.