Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Mostra documental e bibliográfica “Da reclusão à divulgação: o percurso das livrarias e arquivos conventuais”

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2016-10-18 até 2017-01-03

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada inaugura, no próximo dia 18 de outubro, uma mostra documental e bibliográfica denominada “Da reclusão à divulgação: o percurso das livrarias e arquivos conventuais”, assinalando, assim, em parceria com a Comissão dos Bens Culturais da Diocese de Angra, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja.

Esta Mostra faz uma ligação à exposição evocativa dos 170 anos da BPARPD, uma vez que as livrarias conventuais estiveram, aqui como no território nacional, na base de criação das bibliotecas públicas. Com este enquadramento, pretende-se dar a conhecer, de forma concisa e breve, parte da história e percurso destes arquivos e livrarias conventuais após a supressão (1832) e extinção (1834) das Ordens Religiosas em Portugal, no decurso da implementação do Regime Liberal no nosso país, salientando-se o seu valor patrimonial e histórico. Estes, tal como os edifícios e valiosas alfaias religiosas, deverão, também, ser olhados e tratados como bens culturais e patrimoniais da história da Igreja em Portugal, pois também eles contam uma história e, na sua contingência, fizeram parte dela.

A Mostra estará patente ao público de 18 de outubro a 3 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 9h às 19h, e aos sábados das 14h às 19h.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305040
Fax: 296 281216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: www.bparpd.azores.gov.pt


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.