Neste ano em que por todo o país se celebram os 500 anos de nascimento de Luís de Camões, impõe-se a reflexão e o estudo da sua obra, numa tentativa de conhecer o seu mundo e de o relacionar com o nosso, e de ajuizar os motivos da sua permanência na nossa cultura.
O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores (CEHu) toma por isso a iniciativa de promover o colóquio internacional O MUNDO DE CAMÕES, que terá lugar em Angra do Heroísmo nos próximos dias 16 e 17 de outubro.
O evento, organizado em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, conta com a presença de renomados camonistas, docentes e investigadores universitários, portugueses e estrangeiros, que abordarão a riqueza e a complexidade da obra camoniana.
No dia 16, no Palácio dos Capitães-Generais, às 18 horas, uma conferência com o sugestivo título “Ainda à sombra de Camões” dará início a esta reunião. Seguir-se-á uma visita à exposição «Um clássico popular: Camões nos Açores».
Os trabalhos prosseguirão no dia seguinte, sexta-feira, a partir das 9h30, na Biblioteca Luís da Silva Ribeiro, com a apresentação de comunicações e debates, segundo o programa que se anexa.
Este colóquio internacional, organizado pelo Centro de Estudos Humanísticos e pela Biblioteca Luís da Silva Ribeiro, conta com o apoio da DRCID e da Comissão Nacional para as comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões. Note-se ainda que se lhe associam atividades especificamente dedicadas ao público escolar e que foi já pedida à Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto (RAA) equiparação a formação contínua creditada para a participação de docentes do grupo de docência 300 (Português).
A escolha de Angra do Heroísmo para local deste encontro sublinha que os Açores, e nomeadamente a Terceira, fazem parte do roteiro de Luís de Camões, que aqui aportou no seu regresso do Oriente ao Reino.
A participação no colóquio e nos seus trabalhos é aberta nos dois dias a todas as pessoas interessadas.