Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Canavilhas, Gabriela Silveira Ferreira

 [N. Sá da Bandeira, Angola, 29.3.1961] Professora de música, pianista concertista. De ascendência açoriana, pai micaelense e mãe florentina, não nasceu nos Açores por seu pai se encontrar em comissão de serviço militar fora do arquipélago. Viveu em S. Miguel até 1979, onde estudou na Escola Roberto Ivens e no Liceu Antero de Quental, e frequentou o Conservatório Regional de Ponta Delgada onde iniciou os estudos musicais que viria a terminar, com alta classificação, no Conservatório Nacional de Lisboa, na classe do Prof. António Menéres Barbosa. Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento musical e master classes na Fundação Gulbenkian, na Escola Superior de Música de Lisboa e na Accademia Musicale Chigiana, em Itália. É licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Iniciou a actividade pedagógica no Conservatório Regional de Castelo Branco, em 1979, leccionando posteriormente, na Acadenia dos Amadores de Música em Lisboa, entre 1983 e 1990, e no Conservatério Nacional de Lisboa, desde 1988, onde se mantem como professora de Música de Câmara.

Como assessora para a música erudita na Direcção Regional da Cultura dos Açores, foi responsável pela programação e organização da Temporada musical regional, em 1999/2000 e pela programação açoriana na Expo Am Meer. Criou, organiza e é directora do Festival MusicAtlântico. Iniciado em 1999.

Desde o início da sua actividade como pianista concertista optou pela música de câmara mas interessa-se também pela música vocal, Lied e canção de câmara. Tem acompanhado os principais cantores portugueses e colaborado com os mais importantes agrupamentos instrumentais em actividade em Portugal, abrangendo um reportório diversificado que vai desde o século XVIII até aos nossos dias.

Dedica atenção especial à música portuguesa, tendo apresentado diversas primeiras audições modernas de obras do século XIX de João Domingos Bomtempo, primeiras gravações de CD?s de obras de compositores portugueses, assim como primeiras audições de obras de compositores portugueses contemporâneos, algumas das quais lhe foram dedicadas, tornando-se a intérprete da sua geração que mais tem afirmado e defendido a música erudita portuguesa dentro e fora do nosso país.

Realizou diversas gravações para a Rádio Televisão Portuguesa e Rádio Difusão Portuguesa, tanto em estúdio como em recitais ao vivo.

Foi distinguida com o primeiro prémio em música erudita no concurso nacional ?cultura e desenvolvimento? promovido pelo Clube Português de Artes e Ideias (1989). Obteve o primeiro prémio na categoria ?Duos de piano e instrumento de sopro?, no V concurso internacional ?Citta de Moncalieri? (Itália, Turim, 1990). A Accademia Musicale Chigiana, atribuiu-lhe o Diploma de Mérito em música de câmara (Itália, Siena, 1991). Luís M. Arruda (2001)

 

Discografia Natal no Paço, Palácio Nacional da Ajuda; Música para clarinete e piano, Ovação; Evocação, Movieplay-Classics; Vocalizos..., Movieplay-Classics; Sonatas para piano de João Domingos Bomtempo, Portugal som/Strauss; Canções e peças de piano de Alfred Keil, Portugal som/Strauss; e Quintetos com piano de J. D. Bomtempo, Movieplay-Classics.