A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional da Cultura, em parceria com a Paróquia de Santa Cruz da Praia da Vitória/ Diocese de Angra, irá abrir ao público a exposição EXALTAR, IV estação do ciclo LUGARES DO SAGRADO, no próximo dia 18 de outubro, sábado, pelas 16h00, na Igreja de Santa Cruz da Praia da Vitória.
Procurando dar continuidade ao ciclo de exposições iniciado em abril de 2022, dedicado à valorização do património cultural religioso dos Açores, esta exposição insere-se nas comemorações do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja e assinala também os 45 anos da classificação da Matriz da Praia da Vitória como Imóvel de Interesse Público.
EXALTAR oferece um olhar interpretativo sobre uma seleção de bens culturais propriedade daquela paróquia, sob a perspetiva da História da Arte, tendo como plano de fundo a visão sobre os momentos mais marcantes da história da edificação, desde as origens (1460) ao Sismo de 1980.
O itinerário da exposição percorre vários espaços do interior da igreja, incidindo em múltiplos pontos de interesse, correspondentes a bens culturais móveis e integrados, oferecendo ainda abordagens sobre a evolução arquitetónica do edifício e o desaparecido conjunto de pintura mural que revestia o interior daquele templo, até à década de 1980. No total, é abordada cerca de centena e meia de bens culturais, que abrangem tipologias variadas como alfaias e equipamentos litúrgicos, escultura e pintura devocional, Talha, Azulejaria, entre outros.
Todas as informações complementares, bem como a divulgação dos eventos da programação paralela desta exposição, podem ser consultados na presença oficial da Direção Regional da Cultura nas redes sociais, Instagram e Facebook, e no portal CulturAçores, em culturacores.azores.gov.pt.