Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Despensas de Rabo de Peixe

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2026-06-20 às 15:00

Despensas de Rabo de Peixe

20 jun. 2026 | 15h00

Workshop

 

Este workshop pretende dar a conhecer ao público as Despensas, os bailes tradicionais da Vila de Rabo de Peixe, através de um momento de aprendizagem, partilha e celebração desta expressão cultural única dos Açores. Este momento vem reforçar a importância da valorização e salvaguarda de um património imaterial regional singular. Ao acolher esta tradição, o Arquipélago reafirma o diálogo entre a memória e a arte contemporânea, compreendendo que a preservação do património é um garante fundamental da nossa contemporaneidade e da construção de identidades futuras.

 

Com a participação da Despensa António Silva e Os Companheiros, os participantes serão convidados a mergulhar na história desta tradição secular, explorando as suas músicas e cantigas características, bem como a experienciar, na prática, alguns dos seus movimentos e dinâmicas de dança.

 

Esta é uma oportunidade privilegiada para contactar de perto com uma tradição viva, transmitida entre gerações e considerada única em Portugal.

 

A atividade realiza-se no dia 20 de junho, às 15h.

 

Atividade gratuita, sujeita a inscrição através do email

[email protected].

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
[email protected]



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.