Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

 

Forte de Santa Cruz

Código Imóvel: 71.11.190
Nome: Forte de Santa Cruz
Referência: Angústias, Rua Vasco da Gama
Freguesia: Faial » Horta » Angústias » Angústias
Tipo de Imóvel: Arquitectura Militar
Morada: Rua Vasco da Gama
Localização: Angústias
Definição: 0
Época Inicial: SÉC. XV/ SÉC. XVII
Descrição: 

Fortaleza abaluartada de planta pentagonal, outrora destinada à defesa da cidade da Horta e do seu porto. Tem  baluartes nos extremos da face virada para terra, guaritas nos ângulos das faces laterais com as duas faces voltadas para o mar e um redente que acentua o ligeiro ângulo que fazem estas últimas.
É construída com dois tipos de rocha: basalto e tufo. O basalto é empregue na parte inferior da muralha e o tufo na parte superior, evidenciando-se nas ameias e nas duas guaritas.
A entrada principal, localizada ao centro do lado voltado para terra, é marcada por um portal brasonado em arco de volta perfeita. Existe um  outro acesso, de construção mais recente, na parte voltada para a baía: uma porta estreita abre para um corredor com abóbada de canhão que atravessa a muralha e, por meio de uma escada de caracol, desemboca na esplanada do forte.
No interior do forte situa-se também uma capela (de Santo António) de planta rectangular com o tardoz encostado ao lado sul da muralha. Tem frontaria rectangular, rematada por uma cornija, a eixo da qual se encontra a porta de entrada, com cornija, encimada por um óculo circular. A construção é em alvenaria de pedra rebocada e caiada, à excepção do soco, dos cunhais, das cornijas e das molduras dos vãos que são em cantaria à vista. Tem cobertura de duas águas em telha de meia-cana tradicional.


Elementos Datados: 0
Elementos Notáveis: 0
Estado de Conservação: Bom
Função Inicial: Forte
Função Actual: Pousada
Data de Levantamento: 03/03/1999
Data de Resolução do Diário da Republica: 23/11/2005
Data de Publicação do Diário da Republica: 28/06/1947
Propriedade: Estado
Classificação: Imóvel de Interesse Público , Monumento Regional e Monumento Nacional (Decreto n.º 36383, de 28 de Junho de 1947, publicado no Diário da República, I Série, n.º 147)
Observações: 

No interior do forte foi construída uma estalagem, com projecto do Arq.º Alberto cruz da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, inaugurada em 9 de Agosto de 1969.
Esta espécie faz parte de um conjunto edificado (71.12.125). Toda a informação foi retirada do Inventário do Património Imóvel dos Açores, Faial, Horta. O levantamento fotográfico foi efectuado de Setembro a Novembro de 2002 por barro açores.


  • Forte de Santa Cruz
  • Forte de Santa Cruz
  • Forte de Santa Cruz