Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

janeiro • junho • 2017 • N.º6

A Cultura no Turismo

Identidade e Sustentablidade

Encomendar/Subscrever

A Cultura no Turismo

Ser motor de diferenciação

Editorial: Nuno Ribeiro Lopes|Diretor Regional da Cultura

 (...) Este número da CulturAçores –Revista de Cultura é um número de reflexão sobre o papel do património, o desafio da autenticidade e da escolha, que diariamente recai sobre todos nós, agentes culturais e da administração.

 

Encomendar/Subscrever

Na relação entre museus e turismo

Autenticidade e sustentabilidade

Texto: Luís Raposo|Presidente da Aliança Regional Europeia do Conselho Internacional dos Museus (ICOM Europa)

Fotos: António Pacheco|DRC|Museu Carlos Machado

O autor evoca as diferentes cartas e declarações internacionais sobre património cultural, museus e turismo cultural, produzidas pelas duas organizações não governamentais mundiais reconhecidas pela UNESCO como as vozes da chamada sociedade civil, nas suas respetivas áreas: o Conselho Internacional dos Museus (ICOM) e o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS). Dos documentos referidos, retiram-se dois princípios fundamentais que devem regular estas relações: autenticidade e sustentabilidade.

Encomendar/Subscrever

Cultura no Turismo

A riqueza da preservação da identidade dos lugares

Texto: Luís Menezes|Diretor do Museu da Horta

Fotos: Museu da Horta

Destaca-se a necessidade de olhar o património como uma herança cultural que integre as comunidades locais, projetando o sentido da sua autenticidade, sem se descontextualizar ou estereotipar, como uma mera mercadoria comercial.

Encomendar/Subscrever

A Cultura no Turismo

O Museu do Pico: um exemplo de sucesso

Texto: Manuel Francisco Costa Jr.|Diretor do Museu do Pico

Fotos: Museu do Pico

Os únicos produtos, claramente distintos e distintivos, que os Açores podem oferecer aos turistas, para além de uma paisagem natural excecional e rara, são os produtos de âmbito cultural.

Encomendar/Subscrever

O caso do Museu de Angra do Heroísmo

Museu e Turismo

Texto: Jorge A. Paulus Bruno|Diretor do Museu de Angra do Heroísmo

Fotos: Museu de Angra do Heroísmo

Em síntese, os museus açorianos são uma componente indispensável e com elevada importância no âmbito da promoção do turismo açoriano. Alguns deles têm uma mais-valia quando se assumem como museus de território, satisfazendo, deste modo, uma necessidade premente em termos do conhecimento que é oferecido a quem visita as ilhas açorianas.

Encomendar/Subscrever

Museu Carlos Machado

Uma cartografia para a inclusão

Texto: Duarte Melo|Diretor do Museu Carlos Machado

Fotos: António Pacheco|DRC|Museu Carlos Machado

(...) o Museu Carlos Machado vive de uma permanente inquietação e, por isso, vai muito mais além dos seus muros. Prolonga-se no todo do território, construindo acessibilidades culturais, promovendo junto das populações olhares sobre um desenvolvimento que queremos inclusivo e harmónico.

 

Encomendar/Subscrever

Projeto de valorização do património local

Sete Cidades Para Além da Paisagem

Texto: Maria Emanuel Albergaria|DRC|Museu Carlos Machado|Coordenadora da equipa PCI

A freguesia das Sete Cidades deve desenvolver-se sem correr o risco de se tornar um centro de recreio destruidor do seu carácter identitário (...).

Encomendar/Subscrever

Compatibilizar valores acrescentados

Turismo de Natureza e Turismo Cultural

Texto: José Toste|Turismo dos Açores/VisitAzores

Fotos: Turismo dos Açores/VisitAzores

Falar sobre o turismo cultural nos Açores pode ter, tanto de fácil como de uma missão hercúlea, quer pela sua vasta riqueza dispersa pelas nove ilhas, quer pela complexidade que é trabalhar recursos que são sensíveis e que facilmente podem sofrer pressões a alterações, caso esse trabalho não tenha a devida envolvência dos diferentes intervenientes responsáveis pela gestão, manutenção ou organização do património material e imaterial, que se pretende disponibilizar aos turistas, numa altura em que o setor do turismo é um dos maiores a nível mundial.

Encomendar/Subscrever

Viagem única

Descubra, explore, viva os Parques Naturais dos Açores

Texto: Andrea Porteiro e Sara Oliveira|Presidente do Conselho de Administração e Coordenadora do Departamento de Marketing e Comunicação da Azorina – Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza, S.A.

Fotos: Paulo Henrique Silva|Portal SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores

Explorar os Parques Naturais dos Açores é uma viagem única. É o despertar dos sentidos para a infinita descoberta da beleza natural de nove ilhas no Atlântico. É uma carta de amor a todos os amantes da natureza, que aqui encontram um santuário de espécies raras e belas que habitam no mar, em terra e no ar.

Encomendar/Subscrever

Parque Natural do Pico

Onde as pessoas vivem em harmonia com a natureza

Texto: Manuel Paulino Costa|Diretor do Parque Natural do Pico

O Parque Natural do Pico, o maior dos Açores, para além das suas 22 Áreas Protegidas, engloba também diversas áreas classificadas, com particular destaque para a Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, classificada em 2004 como Património Mundial da UNESCO, os Geossítios do Geoparque Açores, Geoparque Mundial da UNESCO, e as áreas da Rede Natura 2000 e da Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional, também conhecida como Convenção de Ramsar.

Encomendar/Subscrever

Identidade Cultural

Museu Militar dos Açores com linguagem própria

Texto: Manuel Marchã|Diretor do Museu Militar dos Açores

Fotos: Museu Militar dos Açores

Com este artigo procura-se, numa breve síntese, lançar uma reflexão sobre o aumento da presença efémera de pessoas não residentes, entenda-se turistas, na Região Autónoma dos Açores, facto que pode enunciar ou contribuir, terminantemente, para o desenvolvimento do contexto cultural açoriano ou, contrariamente, perspetivar um impacto circunstancial sem mais repercussões.

Encomendar/Subscrever

Desafio Três Perguntas/Três Respostas

Pensar a Cultura d(n)os Açores

Textos: Laborinho Lúcio, Sidónio Bettencour e José Ribeiro Pinto

Encomendar/Subscrever

Implementação nos serviços públicos

Gestão da qualidade

Texto e Imagens: Celeste Freitas|Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Sistema da Qualidade – Unidade de Saúde da Ilha do Faial.

Numa sociedade em constante mudança, em que as exigências e os desafios são cada vez mais complexos a todos os níveis, fala-se da medição do desempenho no sentido de orientar as organizações na melhoria da qualidade dos seus serviços.

Encomendar/Subscrever

Roteiro do Património Cultural Subaquático dos Açores

Musealização de naufrágios e antigos ancoradouros

Texto: José Luís Neto|DRC|DSP|Chefe da Divisão do Património Móvel e Imaterial e Arqueológico

Fotos: Turismo dos Açores

Foi lançado, na Bolsa de Turismo de Lisboa 2017, o Roteiro do Património Cultural Subaquático dos Açores para as empresas marítimo-turísticas especializadas no mergulho recreativo, edição que resulta da parceria entre o Turismo dos Açores e a Direção Regional da Cultura, onde se apresentam trinta sítios culturais submersos, vinte e cinco naufrágios e cinco antigos ancoradouros.

 

Encomendar/Subscrever

Uma legislação

Por uma rede de museus e coleções visitáveis nos Açores

Texto: João Paulo Constância|Direção Regional da Cultura

Fotos: Fotos: António Pacheco|DRC|Museu Carlos Machado

O regime jurídico dos museus dos Açores destaca-se pela sua atualidade, incorporando recentes orientações internacionais, designadamente ao incluir as coleções visitáveis e criar uma rede alargada de instituições de carácter museológico. Esta legislação encerra ainda aspetos de grande relevância técnica e científica, considerados fundamentais para a valorização destas instituições e, consequentemente, do património que têm a seu cuidado.

Encomendar/Subscrever

Jornadas Científico-Pedagógicas

Salvaguarda da Fortaleza de São João Batista

Texto e Fotos: Raimundo Mendes da Silva|Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra

A valorização da Fortaleza de São João Batista, encarada numa perspetiva global e abrangente, exige uma estratégia que garanta a possibilidade de fruição por parte das populações e dos turistas deste conjunto que, em simultâneo, pretende e deve manter a sua lógica e função castrense, hoje traduzida na presença de uma guarnição militar, a cujo comando está atribuída a sua gestão.

Encomendar/Subscrever

Igreja de Santa Bárbara das Manadas

Intervenção de conservação e restauro

Texto: Isabel Feijão|DRC|Divisão do Património Móvel e Imaterial e Arqueológico e Magda Gonçalves|DRC|Direção de Serviços do Património

Fotos: Ateliê de Conservação e Restauro de Obras de Arte de São Jorge, Lda.

A Igreja de Santa Bárbara, na freguesia das Manadas, Concelho das Velas, Ilha de São Jorge, foi alvo de um projeto de requalificação com a intervenção de conservação e restauro nos seus bens móveis e bens móveis integrados, bem como a requalificação estrutural da cobertura. Durante a intervenção, os tetos da nave e da capela-mor suscitaram algumas surpresas, que aqui se relatam.

Encomendar/Subscrever

Museu Municipal de Velas

Projeto Museográfico Casa-Museu Cunha da Silveira

Texto: Virgínia Neto Reis|Diretora do Museu Francisco de Lacerda

Fotos: Aldora Brasil|DRC|Museu Francisco de Lacerda

O projeto museográfico da Casa Cunha da Silveira resulta de um contrato de desenvolvimento entre a administração regional autónoma e a administração local (ARAAL), estabelecido entre o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Velas, com vista à dinamização cultural deste emblemático espaço do município jorgense. A instalação de uma exposição de longa duração, que visa realçar e valorizar o trabalho da terra e do mar como principais meios de subsistência da ilha, pode agora ser visitada.

 

Encomendar/Subscrever

Seis novos sites

Cultura alarga plataforma digital

Texto e Imagem: Direção Regional da Cultura

Aprofundando a plataforma digital referente aos serviços sob tutela da Direção Regional da Cultura (DRC), foram apresentados, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus 2017, que se celebraram, respetivamente, a 18 e 20 de maio, seis novos sites relativos aos Museus de Santa Maria, da Graciosa, do Pico, da Horta, das Flores e de Francisco de Lacerda, em S. Jorge.

Encomendar/Subscrever

87.ª edição

Cultura e Turismo na Feira do Livro de Lisboa

Texto e Fotos: Direção Regional da Cultura

À semelhança de edições anteriores, a Direção Regional da Cultura dos Açores marcou presença na 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que decorreu de 1 a 18 de junho, no Parque Eduardo VII, desta feita, com representação da Direção Regional do Turismo.

Encomendar/Subscrever

No arranque da Temporada Artística 2017

Lira Açoriana evoca tradição

Texto: Direção Regional da Cultura

Fotos: Margarida Quinteiro

Após ter reiniciado a sua atividade em 2015, a Orquestra Regional Lira Açoriana prosseguiu, em 2017, a seu propósito primordial formativo com a realização de um estágio e de um concerto, decorrido a 13 de abril, no Teatro Angrense, que marcou o arranque da Temporada Artística 2017, promovida pela Direção Regional da Cultura.

Encomendar/Subscrever

António Rosado e Filipe Quaresma

Pelas relíquias históricas da composição musical

Texto: Direção Regional da Cultura

Fotos: Fernando Resendes|Teatro Micaelense

António Rosado e Filipe Quaresma foram os intérpretes que, a 8 e 9 de junho, no Auditório do Ramo Grande, na Ilha Terceira, e no Teatro Micaelense, em S. Miguel, respetivamente, apresentaram as riquíssimas sonoridades da música da segunda metade do século XIX e da primeira metade do século XX.

Encomendar/Subscrever

Residência artística e exposição de Catarina Branco

Coreografia recortada

Texto: Carolina Grau|Curadora

O ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas inaugurou, a 29 de abril, o projeto expositivo de Catarina Branco, conceituada artista plástica açoriana que tem levado os Açores ao mundo. Esta exposição é uma viagem pelo seu percurso artístico desde 2009, que culmina com a mais recente escultura, Dádiva, criada e produzida em Residência Artística neste Centro de Artes Contemporâneas. A exposição, que esteve patente até 23 de julho, contou com a curadoria de Carolina Grau.

Encomendar/Subscrever

Menos é mais

Refletir a edificação - em vãos e sua vedação

Texto: Nuno Ribeiro Lopes|Diretor Regional da Cultura

Fotos: Direção Regional da Cultura

(...) A evolução técnica determinou a introdução de vedantes industriais que, adicionados aos sistemas tradicionais, permitiram colmatar as fragilidades do sistema tradicional e, como tal, otimizar o resultado final.

Encomendar/Subscrever

Títulos Direção Regional da Cultura

Edições

Texto: Direção Regional da Cultura

Três títulos editados pela Direção Regional da Cultura (DRC) no primeiro semestre de 2017 constituem as obras que ora se destacam: Os Açores e o Atlântico. Estudos de História Económica (Séculos XV-XVII) – Obras de Maria Olímpia da Rocha Gil, Vol. III, com coordenação de Artur Teodoro de Matos; e as duas obras distinguidas pelo Prémio de Humanidades "Daniel de Sá" 2016, promovido pela DRC: Novas Luzes sobre Povoamento e Topónimos das Flores e Corvo: João da Fonseca e António Carneiro no Reino, em São Tomé e Príncipe, em Cabo Verde e nos Açores (Sécs. XV-XVI), de Pierluigi Bragaglia e O Outro Lado do Mundo, de Paula de Sousa Lima.

Encomendar/Subscrever