Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Santos, Alberto Borges dos

[N. Praia da Vitória, ilha Terceira, 7.8.1920 ? m. Algés, Lisboa, 9.5.2002] Estudou no liceu de Angra do Heroísmo e licenciou-se em Filosofia Clássica na Universidade de Lisboa. Seguiu a carreira de professor do Ensino Técnico, com exame de Estado em 1954. Frequentou ainda o curso de Bibliotecário Arquivista da Universidade de Coimbra.

Foi director da Biblioteca e Museu de Torres Novas e professor provisório na Escola Veiga Beirão de Lisboa e professor efectivo na Escola Industrial e Comercial de Angra do Heroísmo. Fixando-se posteriormente em Algés.

Distinguiu-se como jornalista, escrevendo em A União durante muitos anos, uma secção intitulada Marginália. Usava o pseudónimo de Júlio d?Angra. Publicou alguns folhetos sobre questões pedagógicas e foi leigo empenhado na Acção Católica. J. G. Reis Leite

Obras. (1955), Apontamentos sobre Mousinho. Angra do Heroísmo, Ed. do Autor. (1957), Perfil de um apóstolo do século XX. Angra do Heroísmo, Ed. do Autor. (1958), Ideia do ensino técnico-profissional. Uma abreviatura. Angra do Heroísmo, Ed. Escola Comércio e Industrial. (1959), Tempo do mar: poemas. Lisboa, s.ed..

 

Bibl. Mota, V. (2003), Alberto Borges dos Santos, Júio d?Angra (1920-2002). Necrologia. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, LXI: 423-425.