Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Machado, Manuel

[N. Lajes, Terceira, 7.7.1932] Foi funcionário administrativo da Força Aérea Portuguesa na Base Aérea n.º 4, nas Lajes, até 1961, quando decidiu abandonar a Terceira. Fixou-se em Lisboa onde viveu até 1963 e nesse ano emigrou para França vivendo até 1971 em Paris onde trabalhou em lugares indefinidos, como supermercados, mini-fábricas, editoras ou recepções de hotel e também em Londres para onde se mudou em 1971. Em Paris fez estudos que não completou, em Psicologia na École de Haute Études. Participou na vida cultural da emigração portuguesa em Paris e Londres estando representado em antologias dessa época. Casou com uma senhora norueguesa fixando-se a partir de 1974 em Oslo como funcionário da Biblioteca da Universidade. Colaborou, em 1983, no estudo colectivo da UNESCO Two Cultures, onde publicou um ensaio intitulado «Living in Two Cultures».

É um escritor da escola surrealista com vasta obra publicada distinguindo-se o conto de entre os seus escritos que abrangem a novela, a crónica, a prosa poética e o memoralismo. É colaborador da revista Atlântida, do Instituto Açoriano de Cultura, de que é sócio e do suplemento literário «Quarto Crescente», do jornal angrense Diário Insular, coordenado por Álamo Oliveira. Tem publicado em português e norueguês. Desde os anos oitenta que visita regularmente os Açores.

Foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de oficial da Ordem de Mérito (1999) e recebeu a medalha de valor cultural da Câmara Municipal da Praia da Vitória (2000).

J. G. Reis Leite

Obras principais. (1981), Enquanto os coveiros dormem. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional da Educação e Cultura [2.ª ed., corrigida e aumentada, Angra do Heroísmo, Edições BLU, 2005]. (1988), Virtudes, reis moscas e outras hortaliças. Angra do Heroísmo, Instituto Açoriano de Cultura. (2002), Quebra-cabeças e nozes. Lisboa, Salamandra. (1993), Vrangstruper. Oslo, Gyldendal. (1996), Losrivelse. Oslo, Gyldendal.