Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Moreira, Hugo

 [N. Ponta Delgada, 20.6.1918 ? m. ibid., 2001] Estudou no liceu da sua cidade natal onde completou o curso liceal, ingressando no funcionalismo público. Foi funcionário dos serviços florestais, Instituto Geográfico e Cadastral e dos Serviços de Estatística. Com a abertura dos cursos do Instituto Universitário dos Açores, em 1976, licenciou-se em História e Ciências Sociais e fez uma pós-graduação como técnico de Arquivos e Bibliotecas. Foi então nomeado director da Biblioteca Pública de Ponta Delgada, onde criou a Biblioteca Juvenil.

Era um investigador incansável, principalmente como genealogista, mas não deixou obra publicada correspondente a esse enorme labor. Reuniu em livro os trabalhos que elaborou sobre o culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres, de que era grande devoto. Foi, ainda, um desportista de mérito, principalmente como velejador.

Coordenou a publicação das genealogias de Rodrigo Rodrigues, de que só saiu o primeiro volume, preparou a edição das Escavações, de Francisco Maria Supico, e a edição anotada e comentada de A Margarita Animada de Francisco Afonso Chaves e Melo. Fez parte da direcção do Instituto Cultural de Ponta Delgada, em cuja revista Insulana colaborou, dirigiu a secção de epigrafia do Museu Carlos Machado e foi membro da Comissão de Toponímia da Câmara de Ponta Delgada. Chegou a anunciar a publicação de uma obra sobre Igrejas e Ermidas de S. Miguel, que não realizou. J. G. Reis Leite

Obras. (1998), Genealogias de S. Miguel e Santa Maria [coordenação e prefácio de Hugo Moreira]. Ponta Delgada, Sociedade Afonso Chaves, 1. (2000), O Convento de Nossa Senhora da Esperança. Imagens e culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Colectânea de artigos. Ponta Delgada, Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

 

Bibl. Pereira, N. A. (2001), Hugo Moreira (1918-2001). Recordando um amigo. Insulana, LVII: 289-292.