Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Mendonça, Nuno Álvares

 [N. Beira, Velas, S. Jorge, 12.4.1923] Fortemente influenciado pelo pai, Rui de Mendonça (1896-1958), começou por se dedicar à pesca desportiva. Aos 14 anos de idade tirou a cédula marítima e, dois anos mais tarde, dedicava-se já à caça da baleia em armação baleeira pertencente à família.

Concluiu o Curso Industrial e Comercial na antiga Escola Madeira Pinto, em Angra do Heroísmo. Cumprido o serviço militar em Évora e Vendas Novas, regressou à ilha de S. Jorge, onde exerceu, durante largos anos, intensa actividade: montou uma tipografia, uma papelaria, uma livraria, um armazém de atacados, um café restaurante, uma empresa de camionagem, uma empreitada e uma fábrica de conservas. Amante da liberdade, apoiou, na sua terra natal, as candidaturas de Humberto Delgado e Norton de Matos.

Nos anos 70 fixou-se com a família na ilha Terceira e, uma década mais tarde, na ilha de S. Miguel. Até à reforma dedicou-se à pesca atuneira, tendo sido proprietário do único navio atuneiro português com sistema de pesca de cerco e havendo com ele pescado nos mares dos Açores, Cabo Verde e Golfo da Guiné.

É autor de uma obra de referência no âmbito da etnografia marítima açoriana: Memórias de um Baleeiro (1985). Trata-se de um documento vivo de factos vividos e sentidos pelo seu autor durante o tempo em que foi baleeiro (1930 e 1945) e onde é descrito, de forma rigorosa, os processos, as técnicas, as operações e as nomenclaturas referentes à faina baleeira, a par da evocação de gentes do mar e da terra de grande riqueza humana.

Escreveu ainda Histórias de Aventuras e Contrabandos (2005) e Marinheiro em terra (2006). Estes livros dão conta de percursos de vida vivida e de vida sonhada. Assumidamente auto-biográficas, são histórias de aventuras, memórias e peripécias que se lêem com infinito prazer. Victor Rui Dores

Obras. (1985), Memórias de um Baleeiro. Calheta, Câmara Municipal da Calheta, S. Jorge [2.ª edição, Lisboa, Salamandra, 1993; 3.ª edição, Ponta Delgada, Ed. de autor, 2003]. (2005), Histórias de Aventuras e Contrabandos. Ponta Delgada, Ed. de autor. (2006), Marinheiro em terra. Ponta Delgada, Ed. de autor.