Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Arriaga, Miguel Street de

[N. Horta, 25.10.1828 ? m. Lisboa, 10.10.1894] Membro da ilustre família dos Arriagas, cursou Direito em Coimbra, onde esteve ligado ao grupo de poetas do «Novo Trovador». Depois de formado ingressou na carreira administrativa, tendo exercido o cargo de secretário-geral do Governo Civil, primeiro em Aveiro e depois na Horta.

Na sua cidade natal, atraído pelo jornalismo, foi co-fundador e redactor do jornal O Faialense. Como poeta, de pendor nitidamente romântico, deixou muitas produções espalhadas por revistas e jornais da época. Mas foi o teatro que maior interesse lhe despertou, evidenciando as suas capacidades de dramaturgo através de peças como Nobreza e Amor, A Condessa e o Caixeiro, Filha do Morgado, As Lições de Guitarra e outras.

Mas não ficou por aqui a acção cultural desenvolvida por Miguel Street de Arriaga. Foi também animador de saraus de poesia e arte que abrilhantaram nessa época a vida de cidade e, inclusivamente, influenciou a criação do Grémio Literário Faialense.

Traduziu o poema Evangelina (a primeira tradução portuguesa) do poeta americano Henri Longfellow.

Pertenceu à Maçonaria e foi venerável da Loja Amor da Pátria, na Horta.

Fernando Melo (2006)

Obras. (1874), Nobreza e Amor. Horta. Tip. Hortense. (s.d.), Evangelina. Poema de Henrique Longfellow traduzido por ... com palavras de introdução sobre literatura americana por Xavier da Cunha. Lisboa, David Corzassi Ed., Emprezas Horas Românticas.

 

Bibl. Lima, M. (1922), Famílias faialenses. Horta. Tip. Minerva Insulana. Marques, A. H. O. (1997), História da maçonaria em Portugal. Lisboa, Editorial Estampa, III: 568.