Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Carlos, José

(J. C. Vieira Simplício) [N. Silveira, ilha do Pico, 4.8.1937] Estudou no liceu da Horta e ordenou-se sacerdote no Seminário de Angra, em 1965, partindo de seguida para Timor, onde foi secretário particular do bispo D. Jaime Garcia Goulart, director do semanário Seara e professor no liceu. A partir de 1969 paroquiou na Califórnia, entre a comunidade açoriana, fundando a igreja de N. Srª. dos Portugueses em Turlock. Regressado aos Açores, é presentemente reitor do Santuário do Bom Jesus, em S. Mateus do Pico.

Além da missionação, tornou-se conhecido pela sua investigação da história da Igreja nos Açores e do seu contributo missionário no Oriente e na América. J. G. Reis Leite (2001)

 

Obras Principais (1959), O Culto de São Tomás de Aquino no Seminário Episcopal de Angra. Angra do Heroísmo, sep. de Insulana. (1960), Os Maiores Dias da Vila da Madalena. Angra do Heroísmo, União Gráfica Angrense. (1980), Padres da Ilha do Pico Alunos no Seminário Episcopal de Angra. Subsídios Biográficos. Braga, Gráfica S. Vicente. (2000), Daqui Houve Missionários até aos Confins do Mundo. Braga, Tilgráfica.

 

 

Adenda
[(…) – m. Angra do Heroísmo, 05/06/2017]. Ranu Costa (2022)