Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Tomás, Maria de Jesus

[N. Lajedo, Lajes das Flores, ilha das Flores, 10.7.1912 ? m. Lisboa, 13.4.1970] Foi professora e poetisa com actividades desenvolvidas nos Açores, designadamente nas ilhas de S. Miguel e de Santa Maria.

Depois de concluir a Instrução Primária na escola da sua terra natal, foi em criança para a cidade de Ponta Delgada, onde esteve sob a protecção da Prof.ª. Palmira *Jorge, natural do Corvo. Depois de concluir o Curso Geral dos Liceus, matriculou-se na Escola do Magistério Primário dessa cidade, onde concluiu o respectivo curso.

Em 1937 começou a exercer o ministério de professora do Ensino Primário, leccionando em diversas localidades da ilha de S. Miguel, designadamente em Santo António Nordestinho, Água Retorta e Ribeira Quente. Passada a crise e a turbulência resultante da II Guerra Mundial, por volta de 1946 foi colocada, a seu pedido, na ilha de Santa Maria, onde se manteve cerca de vinte anos. , para além de leccionar na escola mista do aeroporto, desenvolveu importante actividade cultural, com programas radiofónicos no emissor «Clube Asas do Atlântico», dos quais se salienta «Tempo de Poesia». Promoveu também concursos de poesia e espectáculos de teatro onde predominavam a poesia e as letras.

O poeta Rui Galvão de Carvalho, que a inseriu na sua Antologia Poética dos Açores, escreve que nas horas de evasão espiritual era a poesia o seu refúgio supremo e que cultivou o lirismo de circunstância, de subjectividade sentimental, de confidências íntimas, de expansões de alma toda voltada para as coisas sensíveis e belas. A sua sensibilidade poética levou-a a escrever muito, mas sem ter editado, salvo alguns poemas dispersos publicados na imprensa açoriana, designadamente no jornal As Flores. Escreveu também o romance intitulado Exaltação dos Humildes, indevidamente publicado num jornal da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América, por ter sido fruto de uma apropriação ilegal que nunca lhe terá sido reposta nem devidamente autorizada. José Arlindo Trigueiro

Obra: (s.d..), Exaltação dos Humildes. S.l., s.e..

 

Bibl. Carvalho, R. G. (1979), Antologia Poética dos Açores. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional da Educação e Cultura, II: 151-153. Tomás, M. J. (1933), À Ilha das Flores, As Flores, Santa Cruz das Flores, 22 de Abril Trigueiro, J. A. A. (2004), Florentinos que se Distinguiram. Lajes das Flores, Câmara Municipal das Lajes das Flores: 219-222.