Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

O Portal Cultura Açores foi desenhado tendo em atenção que todas as ligações às diversas áreas estivessem visíveis e perceptíveis ao utilizador comum ou menos experiente.

Neste sentido, salientamos:

  • Um menu superior que lhe permite aceder de forma rápida às páginas principais de cada área;
  • Um menu inferior que lhe oferece um leque de ligações de ajuda para uma melhor consulta do sítio.

Para uma correcta visualiza��o dos conte�dos animados, sequ�ncias de v�deo e ficheiros de som, o utilizador necessita de um equipamento multim�dia (equipado com placa de som e colunas) e de programas capazes de interpretar os ficheiros.

O Portal Cultura A�ores disponibiliza aos seus utilizadores documentos para descarga em diversos formatos. No caso dos ficheiros em RTF ou TXT, os diversos sistemas operativos, já trazem, por defeito os programas necessários à leitura destes formatos. Em contrapartida, para visualizar os ficheiros no formato DOC ou DOCX é necessário adquirir o Microsoft Word.

Em relação aos ficheiros em formato PDF, se o utilizador não tiver o programa necessário pode fazer a descarga do mesmo, de forma gratuita, no sítio da Adobe.


Acrobat Reader (Windows, Macintosh e Linux)
Este programa � capaz de ler documentos em formato PDF (que corresponde a um sistema que respeita a disposic�o original dos conte�dos no interior de um documento.

Para a visualização de alguns conteúdos poderá ser necessária a utilização do Adobe Flash Player. Se o utilizador não tiver o programa necessário pode fazer a descarga do mesmo, de forma gratuita, no sítio da Adobe.


Adobe Flash Player ou superior
(Para visualizar gr�ficos animados. Windows, Macintosh e GNU/ LinuX)

Funcionalidades espec�ficas para pessoas com necessidades especiais:

  • Nos tamanhos de letra foram utilizadas medidas relativas, possibilitando ao utilizador aumentar o respetivo tamanho através do navegador.
  • Toda a navegação pode ser feita a partir do teclado, usando a tecla TAB. Estão também definidos alguns atalhos, a saber:
    • Alt+1 - Ir para o Início
    • Alt+2 - Ir para a Mapa do Sítio
    • Alt+3 - Ir para a Contactos
  • As imagens estão identificadas com um texto, de modo a assegurar a leitura e compreensão por parte dos utilizadores invisuais.
  • Os marcadores HTML nos títulos e elementos estruturantes do conteúdo seguem uma abordagem semântica e coerente, permitindo aos utilizadores invisuais ou com necessidades especiais ao nível cognitivo e de aprendizagem, identificarem os blocos de texto, títulos e seu significado hierárquico.
  • Os campos em formulários têm etiquetas definidas.
  • Os atalhos estão separados por blocos espaçados sem ligação.

Se encontrou alguma dificuldade ao navegar no s�tio ou n�o encontrou resposta �s suas d�vidas neste texto, n�o hesite em contactar-nos.