A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, expõe a “Raridade” e o “Documento Histórico” do Mês, que estarão patentes ao público na vitrine da Sala de Leitura durante o mês de dezembro de 2025.
A “Raridade” selecionada é a obra “Lettres de Mon Moulin” de Daudet. Alphonse Daudet (Nîmes, 1840 – Paris, 1897) foi um romancista, poeta e dramaturgo francês. Aos 18 anos vai para Paris, dando início à sua vida literária. “Lettres de Mon Moulin” é uma coleção de contos publicada integralmente pela primeira vez em 1869. Estas histórias curtas refletem a beleza e a melancolia da região da Provença através do olhar de um narrador que se refugia no campo para escapar da agitação de Paris. Daudet faleceu a 16 de dezembro de 1897.
O “Documento Histórico” selecionado é a fotografia Windmill que pertence aos álbuns de fotografias da Família Dabney. Os moinhos de vento constituem um elemento importante da paisagem açoriana, sobretudo no Grupo Central e, em particular, na ilha do Faial. Trata-se de um património que se encontra ligado à memória da colonização da ilha. A família Dabney marcou com a sua presença, durante três gerações, a história da ilha do Faial. A ela se deve o registo fotográfico, em finais do século XIX, da paisagem e dos costumes faialenses.