A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, expõe o “Documento Histórico” e a “Raridade” do Mês, que estarão patentes ao público na vitrine da Sala de Leitura durante o mês de novembro de 2025.
A “Raridade” selecionada é um exemplar da obra “Poesias”, de Júlio Diniz, pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho (Porto, 14 de novembro de 1839 – Porto, 12 de setembro de 1871), publicada postumamente em Lisboa, em 1873 e, nesta edição, no Porto, em 1874.
Autor de “Uma família inglesa”, e com ela em mente, o documento selecionado é uma escritura de venda, datada de 28 de abril de 1842, pertencente ao arquivo pessoal de Marcelino Lima, que o próprio identificou como: “Escritura de venda pela qual se conhece a procedência das três freiras Inácia, Maria e Margarida Graham, filhas do cônsul inglês Alexandre Graham, freiras que foram do convento de São João e muito conhecidas na Horta”. Trata-se, portanto, de uma família inglesa que viveu na ilha do Faial.