12 meses, 12 peças: setembro

Tema: Exposições/Exhibitions
Contactos:
Rua das Alcaçarias
9850-011 Calheta
Telefone: 295 416323
Fax: 295 416555

http://www.museu-franciscolacerda.azores.gov.pt/
Data: 2025-09-08 até 2025-10-08
Local de Realização: Museu Francisco de Lacerda
Ilha: São Jorge

Concelho: Calheta

12 meses, 12 peças: setembro

Máquina de costura

Data: Século XIX

Máquina de costura manual, em ferro fundido, apresenta uma manivela no volante, utilizada para a movimentação do sistema de costura. A decoração da base é composta por motivos vegetalistas.

A empresa J. Silberberg & Co. foi fundada em 1855, na cidade de Hamburgo, na Alemanha, não se dedicava à produção de máquinas de costura, mas sim, à distribuição de diversos modelos, que eram adquiridos a diferentes fabricantes.

 

Contexto histórico:

Em 1830, o alfaiate francês Barthélemy Thimonnier criou a primeira máquina de costura funcional, que utilizava uma agulha de gancho para realizar costura em cadeia.

O sucesso da máquina de costura no final do século XIX provocou uma revolução na produção de vestuário, ao permitir a produção em massa, o que alterou de forma irreversível o mundo da moda e tornou as roupas mais acessíveis a um público mais vasto.

Em São Jorge, a máquina de costura foi introduzida no início do século XX por intermédio dos emigrantes que residiam na América do Norte e as enviavam para os seus familiares ou as traziam consigo quando regressavam à ilha. A sua introdução teve um papel crucial na emancipação da mulher, permitindo-lhes dedicar-se a profissões relacionadas com a costura e o têxtil.