Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Exposição de longa duração - Casa Conventual dos Carmelitas - piso 0

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu do Pico - Museu do Vinho
  • 2016-03-29 até 2018-12-31

Neste espaço explica-se, de forma sistemática, todo o processo ligado à história e à cultura do Vinho Verdelho no Pico: introdução da vinha, técnicas e sistemas de cultivo, construção de currais, transporte das uvas, circuitos de escoamento, comércio e exportação, ofícios e atividades associados, doenças (pragas) e reintrodução de novas castas. Simultaneamente é feita uma abordagem ao património edificado relacionado com a cultura da vinha: solares, adegas, armazéns, abrigos, lagares, alambiques, poços-de-maré, trilhos de carros de bois (relheiras), rola-pipas, portos, embarcadouros, descansadouros, casas conventuais e ermidas.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Madalena

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.