Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Exposição de longa duração - Rampa de varagem e pátio de desmancho

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu do Pico - Museu da Indústria Baleeira
  • 2016-03-29 até 2017-12-31

A rampa de varagem foi construída entre 1945/46 para apoio da Fábrica das Armações Baleeiras Reunidas, Lda.. Desembocava numa ampla plataforma de desmancho, onde decorriam os trabalhos de esquartejamento de cachalotes. Esta plataforma estava equipada com três guinchos, a vapor, utilizados na alagem de cachalotes, na separação de cabeças e no arranque de toucinhos e de carnes. Tinha um cabrestante, manual, e um moinho de carnes, elétrico. Estes equipamentos encontram-se conservados e musealizados na fachada do Museu da Indústria Baleeira. Com as obras de urbanização e requalificação, parte destas estruturas encontram-se, atualmente, inseridas na Praceta dos Baleeiros.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: São Roque do Pico

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.