Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Apresentação do livro “A Indústria Baleeira dos Açores”, da autoria de José Carlos Garcia

  • Literatura/Literature
  • Ecomuseu do Corvo
  • 2022-08-13

O Ecomuseu do Corvo promove, no próximo sábado, dia 13 de agosto, pelas 18h00, no Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia da Vila do Corvo, a apresentação do livro “A Indústria Baleeira dos Açores”, da autoria de José Carlos Garcia, com apresentação de Deolinda Estêvão.
Este livro, desenvolvido sob orientação de Rui de Sousa Martins, membro da Comissão Coordenadora Científica do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, resulta de um trabalho de investigação sobre a baleação Açoriana, parte integrante da identidade cultural da Região, sendo um excelente contributo para o estudo da indústria baleeira dos Açores, numa perspetiva antropológica.
Aborda a “cetofauna, a riqueza das baleias arrojadas, a importação do azeite de peixe do Brasil, a passagem da baleação atlântica anglo-norte-americana, que privilegiou o cachalote, e o desenvolvimento da sua pesca longínqua, interinsular e local”.
José Carlos Garcia, natural de São Roque do Pico, é um investigador na área da antropologia da ilha do Pico, sobre a qual tem produzido trabalhos de temática patrimonial e museológica. Como autor, conta já com várias publicações, nomeadamente sobre a temática baleeira, tendo editado o seu primeiro livro em 1998.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Canada do Graciosa - 9980-031 VILA DO CORVO
Telef. 292 596 063
E-mail: [email protected]

Ilha: Corvo
Concelho: Vila do Corvo
Sítio: https://www.facebook.com/museudoterritorio/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.