Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Temporada Cultural 2021 | Mar&Ilha

  • Música/Music
  • RTP-Açores
  • 2021-10-23 às 20:30

A Direção Regional da Cultura em colaboração com a RTP-A promove o concerto do projeto musical "Mar&Ilha" intitulado "Volta à Diáspora em Viola" no dia 23 de outubro pelas 20:30 na RTP-A no âmbito da Temporada Cultural 2021.

Mar&Ilha é um projeto musical conceptualizado por Sara Miguel para celebrar a Viola da Terra em toda a sua versatilidade, desde o legado tradicional ao potencial futuro e aventurando-se por várias sonoridades da world music. Este projeto foi criado em 2019 a convite da Miratecarts para comemorar em concerto o primeiro Dia da Viola da Terra no Auditório da Madalena do Pico - o entusiasmo do público foi tão grande que o concerto foi repetido no mesmo Auditório no seguinte mês de Janeiro e, passada a fase de paragem obrigada pela pandemia, repensou-se para ser um projeto de continuidade, passando em 2021 de trio a quarteto. Dele fazem parte, além da cantora portuense Sara Miguel, o guitarrista galego Marcos Fernandez, o tocador de viola da terra picaroto Jorge ‘Canarinho’ Silva e o percussionista e artesão de adufes beirão Rui Silva, todos residentes na ilha montanha. 

Neste programa, os Mar&Ilha celebram a Viola da Terra não só como instrumento primordial do imaginário insular, mas também como veículo de ligação à história da diáspora açoriana - a música leva-nos numa viagem no tempo e no globo desde o povoamento dos Açores até à grande vaga de emigração de meados do século XX, passando pelos principais destinos de migração que foram entretanto disseminando comunidades açorianas um pouco por todo o continente americano. Do passado ao presente, em vários ritmos, abordagens e línguas, constrói-se o futuro da viola na diversidade das mãos e dos povos, sem nunca perder a força identitária fundamental das suas raízes.

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.