Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


O Culto Mariano na Ilha das Flores

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu das Flores
  • 2021-05-01 até 2021-06-30

D. João IV, em 1646, impôs a coroa de Portugal à Virgem Maria em sinal de agradecimento pela recuperação da independência face a Castela. Desde aí mais nenhum rei ou rainha poderão voltar a usar a coroa real. É imagem presente nas suas diversas evocações em todas as igrejas da ilha das Flores, contribuindo para uma ligação muito forte dos cristãos com a sua igreja (espaço físico) e com o seu Deus. É orando a ela que muitos agradecem e pedem graças para o seu dia a dia, sendo orgulho dos seus paroquianos, identificando a imagem da sua paróquia no meio de quaisquer outras. Neste mês que é dedicado a Nossa Senhora e neste ano tão atípico em que não há praticamente eventos religiosos, o Museu das Flores e a Ouvidoria das Flores acharam por bem assinalar a data com a presente exposição, contribuindo assim para a divulgação do culto mariano na Ilha das Flores.

O Concílio de Éfeso (séc. IV) proclamou Maria, mãe de Deus, o que torna o seu culto muito antigo na Igreja Católica e nas Igrejas Ortodoxas. O mosaico cultural e religioso que é a bacia do Mediterrâneo serviu de berço ao seu desenvolvimento porque havia uma sensibilidade matriarcal muito forte nas culturas pré-romanas materializada na figura da Deusa Mãe Criadora, que teve várias designações ao longo do tempo. Em Portugal, a inclusão dos homens nos exércitos da reconquista cristã, nas descobertas e emigração obrigou à ausência masculina do seio familiar por longos períodos de tempo, fazendo com que a mulher-mãe continuasse a deter um papel forte no seio da organização familiar. Esta ambiência cultural favoreceu o desenvolvimento do culto mariano no país e nas ilhas.

Inúmeros génios das mais variadas áreas artísticas buscaram inspiração na vida de Maria para criarem obras de arte de reconhecimento universal.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu das Flores
Largo da Misericórdia
9970-315 Santa Cruz das Flores
Telefone: 292 592159
Fax: 292 593581

Ilha: Flores
Concelho: Santa Cruz das Flores
Sítio: http://www.museu-flores.azores.gov.pt/conteudos/75/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.