Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documento do mês | Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2020-09-01 até 2020-09-30

Alice Moderno (Paris, 11.08.1867 -  Ponta Delgada, 20.02.1946) foi a primeira mulher a frequentar o Liceu Nacional de Ponta Delgada, como aluna interina. Foi uma mulher à frente do seu tempo e de hábitos pouco femininos para os padrões da época como fumar tabaco, usar o cabelo curto ou até pela sua atividade no mundo dos negócios.

No trajeto para se tornar financeiramente independente, começou por dar aulas particulares, sendo mesmo considerada uma das mais conceituadas professoras de Ponta Delgada. Paralelamente dedicou-se ao jornalismo. Fundou os jornais O Recreio das Salas (1888-1889) e A Folha (1902-1917). Dirigiu e foi redatora do Diário de Anúncios (1892-1893). Colaborou em diversos periódicos de todo o país, dos quais destacamos apenas alguns: Revista Pedagógica, A Persuasão, A Madrugada, Alma Feminina, Portugal Feminino e Correio dos Açores. Mais tarde acabou por se dedicar aos negócios, gerindo a sua própria tipografia, as suas estufas de ananases e servindo de intermediária a variadas empresas, desde seguradoras a produtoras de vinho, nacionais e internacionais.

A par desta sua atividade profissional, publicava poemas e dedicava-se à defesa dos animais, tendo sido um dos membros fundadores da Sociedade Micaelense Protetora dos Animais (1911). Tal era a sua dedicação à causa que deixou em testamento uma quantia para a criação de um Hospital Veterinário.

Em 2015, a BPARPD prestou-lhe homenagem através de uma exposição intitulada Alice Moderno: cidadania e intervenção (1867-1946) e fazemo-lo mais uma vez, desta feita através do documento do mês, que consiste num poema manuscrito da poetisa, o qual se encontra no fundo da Sociedade Teatral Micaelense. Este poema terá sido, eventualmente, declamado na festa recreativa em benefício da igreja das Furnas (Persuasão, nº 1964, 06.09.1899), que ocorreu pela mesma altura em que este foi escrito.

Documento do mês - https://bparpd.azores.gov.pt/livros_mes/documento-do-mes-9/

_____________________________________________________________

Legenda do documento do mês:

– Poemas de Alice Moderno

BPARPD. Sociedade Teatral Micaelense, cx. 21, doc. 4580.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio s/n
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 30 50 40
Fax: 296 281216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://bparpd.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.